Paralelo 29

Viva Carnaval da Vila Belga reúne 4 mil foliões e vira case para a Prefeitura de Santa Maria

Foto: Marcelo Oliveira, SEC, PMSM

Programação teve Cortejo de Maracatu Rural, Corte dos Blocos de Santa Maria e shows com Maria Folia e Ricardo Barros e Banda

PARALELO 29*

Há 10 anos sem Carnaval de Rua com desfile de escolas de samba, Santa Maria realizou pelo segundo ano consecutivo o evento Viva Carnaval, na Vilga Belga. Na sua segunda edição, nesse domingo (16), o evento reuniu quatro mil foliões e virou um case para a Prefeitura.

Realizado pela Secretaria de Cultura em parceria com a Associação dos Moradores Ferroviários da Vila Belga, o Viva Carnaval virou uma espécie de laboratório para um evento maior a partir dos próximos anos.

A Prefeitura teria a intenção de consolidar o evento da Vila Belga como uma versão local do Carnaval de Olinda ou de Salvador. Assim, Santa Maria atrairia turistas de outras regiões.

Enquanto isso não ocorre, a festa na Gare serve de consolo para uma cidade que não tem um Carnaval de rua forte há décadas. E foi isso que ocorreu no domingo, das 17h às 23h.

“A segunda edição do Viva Carnaval foi uma festa com um ambiente alegre em que as pessoas, as famílias, e os blocos carnavalescos estavam muito animados. A Vila Belga é sempre um atrativo por ser um espaço histórico que seguimos resgatando por meio do Distrito Criativo Centro-Gare. Ao longo do ano, mais festividades vão movimentar este local de memória da nossa cidade”, disse o prefeito Rodrigo Decimo (PSDB), que participou do evento.

Shows, praça de alimentação. blocos e corte

O Viva Carnaval foi uma festa aberta ao público e teve praça de alimentação. A festividade teve início com o Cortejo de Maracatu Rural, um projeto de extensão da UFSM.

A iniciativa faz parte do Programa de Extensão Mojuba Danças Populares Brasileiras, do curso de Dança Licenciatura, do Centro de Artes e Letras.

Tem apoio da Pró-Reitoria de Extensão, do Núcleo de Estudos Afro Brasileiros e Indígenas e do Observatório de Direitos Humanos, em parceria com a Prefeitura de Santa Maria. O objetivo é saudar as culturas populares brasileiras dos Caboclos de Lança.

O palco, montado na Rua Doutor Wauthier, recebeu os shows do grupo Maria Folia e Ricardo Barros e Banda, que animaram os foliões com as tradicionais marchinhas carnavalescas e hits do samba e axé. Confira aqui um catálogo de fotos do evento.

A Corte do Carnaval de Santa Maria participou do evento e mostrou muito samba no pé. A animação do evento ficou por conta da participação de diversos blocos carnavalescos .

“A alegria tomou conta da Vila Belga com a participação do público que esteve no Viva Carnaval. As ruas, que fazem parte do Distrito Criativo Centro-Gare, nos remetem às cidadezinhas históricas que realizam este tipo de evento, fora de época, em vários estados do país. Foi uma festa democrática com animação de duas bandas locais bem conhecidas e com ampla participação dos blocos que agitaram a noite”, avalia a secretária de Cultura, Rose Carneiro.

Estiveram presentes na festa a Corte do Carnaval de Santa Maria, representada pelo Rei Momo Renato Ferreira, acompanhado da rainha sênior, Maria Cecília da Silva Souza, da princesa sênior, Elizabeth Fontoura Barboza, da 2ª princesa infantil, Lauren Bonacho Viana, e da 3ª princesa infantil, Antonella Mello Rodrigues.

Já pela Corte dos Blocos, estiveram a rainha infantil Isabelle Redin, a 1ª princesa infantil Cristielly Paz Messias, a 2ª princesa infantil Aymê Paz Barbosa, a rainha dos blocos adulta, Aisha Cavalcanti, a 1ª princesa adulta Maria Eduarda Paz Messias, e a 2ª princesa adulta Jessica Mayer.

Saúde e segurança

Para garantir que a folia do Carnaval fosse aproveitada com responsabilidade e segurança, uma equipe da Secretaria de Saúde circulou durante o evento entregando preservativos e alertando os foliões da prevenção e da conscientização sobre as Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) em festas carnavalescas. A

ação foi coordenada pela Política de ISTs e de Equidades em Saúde. O objetivo principal é ampliar o acesso aos insumos de prevenção, e orientar a população sobre o risco de relações sexuais desprotegidas.

A segurança do evento contou com a Guarda Municipal, agentes de trânsito da Secretaria de Segurança e Ordem Pública e a Brigada Militar.

(*Com informações de Diniana Rubin – Secretaria de Comunicação da Prefeitura de Santa Maria)

Compartilhe esta postagem

Facebook
WhatsApp
Telegram
Twitter
LinkedIn