Um forte temporal atingiu a capital do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, no final da tarde desta segunda-feira (31). Além de rajadas de vento intensas, muita chuva caiu sobre a cidade. Nuvens densas fizeram o dia virar noite em questão de minutos.
A Prefeitura de Porto Alegre informou que equipes de diversos órgãos municipais que integram a Comissão Permanente de Atuação em Emergências (Copae) foram mobilizadas para atendimento das ocorrências do temporal.
O prefeito Sebastião Melo (MDB) acompanha os trabalhos diretamente do Centro Integrado de Coordenação de Serviços da Cidade de Porto Alegre (Ceic-POA). Informação preliminar da Defesa Civil Municipal aponta que o vento atingiu 110 km/h na região do Aeroporto Salgado Filho. Já o volume de chuva era de 40 milímetros até as 17h40min.
Sem luz e sem água
Ainda segundo a Prefeitura, as Estações de Tratamento de Água (ETAs) Moinhos de Vento, Menino Deus, Ilhas, São João e Belém Novo do Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) estão sem energia elétrica. Pode haver falta d’água e/ou baixa pressão em todas as regiões da cidade. A concessionária foi acionada.
Há registros de árvores e galhos caídos em diversos bairros. A Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) registra um bloqueio total e dois parciais por queda de árvores e 14 cruzamentos com semáforos fora de operação.
Alagamento no HPS
Devido às fortes chuvas, a recepção do Hospital de Pronto Socorro sofreu alagamento por conta da ventania e do grande volume de água. Também houve infiltração no 2º andar da Pediatria.
A equipe de manutenção já atua no local, e a empresa de engenharia trabalha no telhado para solucionar a situação o mais rápido possível.
Vídeos que circulam na internet mostram ruas alagadas e vento forte, assim como o momento e que Porto Alegre escureceu.
(Com informações do G1RS e de Cristiano Vieira, da Secretaria de Comunicação da Prefeitura de Porto Alegre)