Clube de Santa Maria começa campanha para tentar retornar à elite do futebol gaúcho. No ano passado, time bateu na trave
JOSÉ MAURO BATISTA – PARALELO 29*
A direção do Inter-SM abriu, no final da tarde desse sábado (12), os portões do Estádio Presidente Vargas, carinhosamente chamado de Baixada ou Baixada Melancólica, para o torcedor conhecer o elenco que vai disputar a Divisão de Acesso 2025 rumo à elite do futebol gaúcho.
Além dos jogadores, o clube apresentou os integrantes da diretoria e da comissão técnica, sustentação do time fora e dentro de campo. A festa entrou noite adentro com a presença da torcida organizada Fanáticos da Baixada, que está completando 20 anos.
“Estamos iniciando uma jornada que no final vai proporcionar o nosso retorno à Série A do Campeonato Gaúcho, local que jamais deveríamos ter saído”, destacou o presidente do Inter-SM, Pedro Della Pasqua.
Já o presidente do Conselho Deliberativo, Alípio Oliveira, lembrou o apoio que o clube está recebendo de vários segmentos da comunidade de Santa Maria: “O nosso trabalho tem um foco: o retorno do clube à Série A”, disse o dirigente alvirrubro.
Caminhada começa em dia histórico para o clube e para a cidade
O Inter-SM inicia no campeonato dia 17 de maio, dia do aniversário de Santa Maria e do aniversário do clube, jogando em casa contra o Lajeadense.
“Quero retribuir o carinho de Santa Maria levando o Inter-SM para a Série A”, destacou o goleiro Rafael Copetti.
Estiveram também prestigiando a apresentação dos jogadores nesse sábado o prefeito Rodrigo Décimo (PSDB), o presidente da Câmara de Vereadores , Admar Pozzobom (PSDB), e o vereador Marcelo Bisogno (União Brasil).
O ELENCO E A COMISSÃO TÉCNICA DE 2025
GOLEIROS
- Rafael Copetti
- Alexandre Villa
- Vitelmo
LATERAIS
- Mizael
- Itaqui
- Alan Bald
- Kevin
ZAGUEIROS
- Rodrigo Augusto
- Tairone
- Marcão
- Eduardo Noal
- Everton
VOLANTES
- Mateus Santana
- Leylon
- Pedro Callegaro
- Júlio Simas
- Marco Freitas
MEIAS
- Vitor Junior
- Laion
- Ruan Nunes
- Marcos Silva
ATACANTES
- Pepeto
- Jarro
- Carlos Callegaro
- Fernando Silva
CENTROAVANTES
- Gabriel Morbeck
- David Batista
COMISSÃO TÉCNICA
- Técnico – Bruno Coutinho
- Auxiliar – Paulo Mendes Júnior
- Preparador físico – Henrique Braibante
- Preparador de goleiros – Dion Santos
- Analista de desempenho – Felipe Santos
- Fisioterapeuta – Francisco dos Santos
Os anos em que o clube bateu na trave
No ano passado, o Inter-SM bateu na trave. Caiu para o Pelotas na partida de volta, na Baixada, na tarde de 28 de julho. O Alvirrubro perdeu por 2 a 1 e quem subiu para a 1ª Divisão foi o clube de Pelotas. O clube de Santa Maria caiu para a 2ª Divisão em 2011, perdendo para o próprio Pelotas.
De 2012 a 2016, o time santa-mariense sequer conseguiu avançar às fases eliminatórias, sempre ficando nas etapas preliminares.
Tirando a temporada de 2024, as temporadas de 2017 e 2018 foram as quem o Inter-SM teve as melhores chances de retornar à elite do futebol do Rio Grande do Sul.
Em 2017, o clube da Baixada terminou a primeira fase na vice-liderança e bateu o Glória, de Vacaria, para chegar às semifinais, contra o São Luís de Ijuí. No jogo de ida, venceu em casa com uma vitória simples, mas foi derrotado por 4 a 2 em Ijuí na decisão final.
Em 2018, o Inter-SM caiu nas semifinais, perdendo para o Pelotas. O Lobo venceu o Alvirrubro por 1 a 0 e 2 a 0, garantindo o título da Divisão de Acesso e a vaga no grupo de elite.
Clube quer repetir o épico 29 de setembro de 2007
O Inter-SM quer repetir, neste ano de 2025, o épico jogo de 29 de setembro de 2007, quando o clube subiu pela última vez para o grupo principal de clubes do futebol gaúcho.
Naquela tarde ensolorada, depois de sete anos na Segunda Divisão, o Inter-SM lotou a Baixada e venceu – de novo – o Pelotas, carimbando seu passaporte para a Primeira Divisão. Os gols colorados foram marcados por Cirilo e Alê Menezes.
Quem foi à Baixada naquele 29 de setembro do já distante 2007, há quase duas décadas, não esquece a mágica tarde de futebol em Santa Maria. Naquela época, havia um clima de muita expectiva de que o Inter-SM iria “subir”. E não deu outra.
(Reportagem com informações de Renato Olivera, da Rádio Imembuí, que acompanhou a apresentação do Inter-SM na noite desse sábado, e do site claudemirpereira.com.br)