Penas foram de 28 e 25 anos de prisão por crimes cometidos em 2018
Sete anos após cometerem um homicídio e uma tentativa de homicídio em Santa Maria, dois homens foram condenados pelo tribunal do Júri, nessa terça-feira (22). Os crimes teriam ocorrido devido a uma briga entre facções que atuavam na cidade.
Um dos condenados recebeu uma pena de 25 anos e o outro de 28 anos por um homicídio consumumado e uma tentativa de homicídio. O MPRS não divulgou os nomes dos réus.
Atuaram no julgamento de cerca de 12 horas, os promotores de Justiça Átila Castoldi Kochenborger e Caroline Mottecy Oliveira. Conforme a denúncia do MPRS, os réus foram condenados por homicídio consumado qualificado por motivo torpe contra uma das vítimas e por homicídio tentado qualificado por motivo torpe e recurso que dificultou a defesa da vítima, que sobreviveu e ficou com sequelas.
Um fugiu, e o outro está preso
O condenado que recebeu a pena de 28 anos de reclusão está foragido, e foi expedido novo mandado de prisão contra ele por esta condenação.
O outro já estava preso, mas por outro processo e permaneceu detido. Um terceiro envolvido no crime teve o processo cindido, que ainda está em fase de instrução.
“Com o julgamento desta terça-feira, o povo de Santa Maria demonstrou de forma clara que não permitirá que disputas entre grupos rivais tragam insegurança e medo às comunidades da Comarca, contando com o apoio do Ministério Público para proteger o bem-estar de todos os seus habitantes”, destacou o promotor Átila Kochenborger.
“Santa Maria está dando a resposta adequada aos crimes relacionados ao tráfico. A sociedade não vai permitir que as guerras entre esses criminosos se instalem sem a devida punição”, disse a promotora Caroline Mottecy.