Paralelo 29

Após agressão a detento, Pesm passa por revista geral em galeria

Foto: Rodrigo Borba, Ascom/Susepe

Ação não teria relação com briga em que apenado foi ferido; Pozzobom foi orientado a não comentar

JOSÉ MAURO BATISTA- PARALELO 29

Cerca de dez horas após uma briga em que um apenado foi agredido com estocadas no pátio da Penitenciária Estadual de Santa Maria (Pesm), agentes do Grupo de Intervenção Rápida (GIR) da Polícia Penal realizaram uma revista geral no estabelecimento prisional.

O pente-fino em uma das galerias da Pesm ocorreu começou às 19h30min e terminou às 21h44min da terça-feira (6). A assessoria de comunicação da Superintendência de Serviços Penitenciários (Susepe) informou ao Paralelo 29 que a “ação ocorreu para manutenção da ordem e da disciplina no local, além da retirada de possíveis materiais ilícitos”.

Pente-fino não teria relação com briga

Em princípio, o pente-fino não teria uma relação direta com a briga ocorrida na manhã de terça, no pátio da Pesm, quando um detento foi agredido com estocadas nos braços e na cabeça. Ele foi socorrido e encaminhado para a unidade de saúde existente dentro da própria Pesm.

O Paralelo 29 procurou o ex-prefeito de Santa Maria e atual secretário estadual de Sistemas Penal e Socioeducativo, Jorge Pozzobom, na noite de terça, mas ele disse ter sido orientado a não comentar sobre a briga e nem sobre a revista “por questão de segurança”.

60 agentes participaram da ação

Ainda segundo a assessoria da Polícia Penal, mais de 60 servidore atuaram na operação, que mobiliziou o GIR, o Grupo de Operações com Cães, a Agência Regional de Inteligência e da Delegacia Penitenciária, todos da 2ª Região, além de agentes da própria unidade prisioal. O Corpo de Bombeiros Militar também participou, apoiando a ação.

“A operação tem caráter preventivo, também, e resulta da ação integrada do programa RS Seguro na busca pela redução dos índices de criminalidade no Estado”, explicou a assessoria da Susepe, que não divulgou o que foi apreendido durante a revista.

Compartilhe esta postagem

Facebook
WhatsApp
Telegram
Twitter
LinkedIn