A partir desta segunda-feira, a EMEI Circe Terezinha da Rocha, no Bairro Diácono João Luiz Pozzobon, passa a ter turno de 10 horas
A Prefeitura de Santa Maria inicia, nesta segunda-feira, um programa que visa ampliar as horas de atendimento de estudantes da educação infantil da rede municipal.
A experiência começará pela Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) Circe Terezinha da Rocha, no Bairro Diácono João Luiz Pozzobon, na região centro-Leste do município.
O programa, que leva o nome Turno Estendido, atenderá, na etapa experimental, 70 crianças, do berçário à pré-escola. Dezoito delas ficarão na escola das 7h às 17h, e o restante terá atividades letivas das 9h às 19h, totalizando 10 horas de presença na escola, de segunda a sexta-feira.
Critérios para seleção de alunos
Conforme a Secretaria de Educação, as crianças já estavam matriculadas na instituição e todas cumprem os pré-requisitos do edital 04/2025, que estabelece as diretrizes do programa.
A pasta definiu que, entre os critérios, está a situação de vulnerabilidade social comprovada por meio de documentos que atentstem condições de risco social, nutricional e econômico.
Também contempla crianças em que os responsáveis estejam trabalhando, dentro dos horários de funcionamento da escola.
“Sabemos que muitas famílias, principalmente dos estudantes da Educação Infantil, têm horários de trabalho mais complicados. Foi ouvindo aos pedidos de pais e responsáveis que optamos por fazer esta ação, ainda em formato de teste, com mais horas para as crianças dentro da escola”, explica a secretária municipal de Educação, Gisele Bauer.
Ainda segundo a secretária, a iniciativa deverá ser estendida a outras escolas da rede municipal de ensino. O projeto piloto na escola da região Centro-Leste será acompanhado e avaliado para os devidos ajustes.
“Conforme ajustarmos o programa, vamos estender a iniciativa para outras escolas do Município”, adianta Gisele Bauer.
A diferença entre turno estendido e turno integral
Em abril do ano passado, a Prefeitura de Santa Maria anunciou a implantação da primeira escola de tempo integral na rede municipal para estudantes do ensino fundamental.
Em parceria com o Projeto Pallotti, a Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Suzana Cartier Larangeira, no Bairro Patronato, passou a oferecer o turno integral.
Na campanha eleitoral do ano passado, a escola de tempo integral foi um dos temas mais debatidos, e o então vice-prefeito Rodrigo Decimo (PSDB), que se elegeu prefeito, defendeu a proposta em seu plano de governo.
Mas qual a diferença entre turno turno integral e turno estendido? Segundo a Secretaria Municipal de Educação, são propostas diferentes.
No turno integral, os alunos ficam pela manhã e tarde na escola, em dois turnos de quatro horas cada turno. No turno estendido, as crianças ficam 10 horas na escola.
(Com informações de Joyce Noronha – Secretaria de Comunicação da Prefeitura de Santa Maria)