Paralelo 29

Com 371 registros, Corsan Aegea é a campeã de reclamações no Procon de Santa Maria

Foto:Divulgação

Empresa de abastecimento de água lidera ranking divulgado pelo órgão em 2024

Alvo de constantes reclamações da população, a Corsan Aegea foi a campeã de registros no Programa Municipal de Proteção ao Consumidor (Procon) em 2024. O ranking das empresas com maior número de reclamações foi divulgada pela Prefeitura de Santa Maria.

Ao todo, segundo a Secretaria de Transparência e Controle, foram 5.377 reclamações no Procon em todo o ano passado, a maioria referente aos serviços de concessionárias de serviços públicos (agua e luz), instituições financeiras e serviços de telefonia móvel e internet.

“Este ranking nos revela um cenário atípico, onde as concessionárias de água e luz figuram no topo da lista junto dos bancos e serviços de telefonia e internet. Também observamos a presença de mais de 100 reclamações de seis instituições sindicais relacionadas aos descontos indevidos de aposentados, tema que chegou ao Procon SM ainda em 2023 e que, desde então, viemos alertando o Ministério da Justiça e Segurança Pública”, destaca a coordenadora executiva do Procon-SM, auditora fiscal Marcia da Rocha.

RECLAMAÇÕES POR EMPRESA EM 2024

Os registros foram feitos por cidadãos santa-marienses descontentes com serviços:

  • Corsan – 371
  • Oi S.A. – 235
  • Claro S.A. – 194
  • Banco BMG S.A.- 145
  • RGE – 161
  • Banco Agibank S.A. – 117
  • Banco do Estado do Rio Grande do Sul SA – 112
  • Banco Pan S.A. – 109
  • Banco Itaú BBA S.A. – 106
  • Banco Santander (Brasil) S.A. – 106
  • Facta Financeira S.A. – 104
  • Caixa Econômica Federal – 100
  • Telefônica Brasil S.A. – 81
  • Yeesco Ind. e Com. de Confecções LTDA – 79
  • Magazine Luiza S.A. – 78
  • Banco Bradesco S.A. – 77
  • Tim S.A. – 76
  • Banco CSF – S.A. – 63
  • Lojas Quero-Quero S.A. – 58
  • Banco do Brasil S.A. – 56
  • Carrefour Com. e Ind. LTDA – 50
  • Nu Pagamentos S.A. – 46
  • Lojas Colombo S.A. – 38
  • Hipercard S.A. – 38
  • Banco Daycoval S.A. – 35
  • Verde Administradora S.A. – 34
  • Midway S.A.- 30
  • Lojas Riachuelo S.A. – 28
  • Banca Cooperativo Sicredi S.A. – 27
  • Samsung Eletrônica da Amazônia LTDA. – 26
  • Luizacred S.A. – 26
  • Drebes & Cia LTDA – 26
  • Banco C6 S.A – 26
  • Crefisa S.A. – 24
  • Associação De Aposentados Mutualista para Benefícios Coletivos – 24
  • Realize Crédito, Financiamento e Investimento S.A. – 23
  • Amar Brasil Clube de Benefícios – 22
  • Banco C6 Consignado S.A. (Banco Ficsa S.A.) – 22
  • Lojas Renner S.A. – 21
  • Centro De Estudos Dos Benefícios Dos Aposentados e Pensionistas – 21
  • Serasa S.A. – 20
  • Mercado Livre – 20
  • Deltasul Utilidades LTDA – 20
  • Uniao Nacional Dos Aposentados e Pensionistas do Brasil – 18
  • Banco Itaubank S.A. – 18
  • Sindicato Nacional dos Aposentados, Pensionistas e Idosos da Força Sindical – 17
  • Mercado Pago – 17
  • Paraná Banco S.A. – 17
  • Associação de Proteção e Defesa dos Direitos dos Aposentados e Pensionistas – 17
  • Ifood.com Agência de Restaurantes Online S.A. – 16
  • PagSeguro Internet S.A. – 15
  • Eagle Sociedade de Crédito Direto S.A. – 15

Onde procurar atendimento

Para atendimento em Santa Maria, os consumidores que precisarem podem recorrer ao serviço de atendimento online do Procon-SM, que recebe reclamações a qualquer hora do dia.

Também é possível agendar horário no Procon-SM pelo telefone (55) 3174-1556, WhatsApp (55) 99178-3621 (somente texto) ou pelo e-mail atendimento.proconsm@gmail.com.

Os canais atendem das 8h30min às 16h30min, de segunda a sexta-feira e estão disponíveis tanto para agendamento de atendimento presencial quanto para sanar dúvidas. O Procon-SM está localizado na Avenida Rio Branco, 639, Centro.

“Em caso de dúvidas antes de contratar qualquer serviço ou adquirir algum bem, é possível contatar o atendimento para obter informações. O Procon possui uma lista de sites não confiáveis, uma ferramenta pública utilizada como referência para informar os consumidores sobre sites a serem evitados”, reforça Marcia. A lista de sites não confiáveis pode ser conferida aqui.

No atendimento presencial é obrigatório levar: documento pessoal e os contratos das dívidas. Caso não tenha, o consumidor pode levar qualquer documento que comprove o débito, como faturas, comprovantes de pagamento de compras ou serviços, entre outros.  

Para não residentes que adquiriram produtos ou serviços em Santa Maria, o atendimento pode ser feito tanto pelo serviço online do Procon-SM quanto pela plataforma digital consumidor.gov.br do Ministério da Justiça e Segurança Pública.

(Com informações de Lenon de Paula – Secretaria de Comunicação da Prefeitura de Santa Maria)

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