Os três são indiciados por homicídio culposo de sete pessoas em abril deste ano, no município de Imigrante
A Polícia Civil de Teutônia indiciou três pessoas pelas mortes de sete passageiros do ônibus que levava professores e estudantes do curso de Paisagismo do Colégio Politécnico da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) a uma viagem de estudos. O acidente ocorreu na Rota do Sol, em Imigrante, no dia 4 de abril. Além dos mortos, a tragédia deixou 26 feridos.
Foram indiciados o motorista do ônibus, o servidor responsável pelo núclio de transportes da UFSM e uma representante da empresa terceirizada responsável pelo contratação de motoristas.
Familiares e amigos se despedem das vítimas de acidente com ônibus da UFSM
Falhas graves
Conforme as investigações, a perícia técnica apontou falhas graves no sistema de freios do veículo. As lonas de freio apresentavam desgaste e a última revisão do ônibus havia sido feita em 2023, mais de um ano antes do trágico acidente.
O inquérito policial também identificou falhas na gestão da empresa contratada, que, segundo relatos de motoristas ouvidos durante as investigações, acumulava irregularidades operacionais e ignorava alertas sobre problemas mecânicos nos veículos da frota.
Cintos de segurança
Por fim, as investigações também apontaram que o ônibus possuía cintos de segurança, mas que eles estavam presos e não visíveis aos alunos. Além das sete mortes, outras 21 vítimas representam o crime de lesão corporal.
Para concluir o inquérito, que tem 94 páginas, a Polícia ouviu 40 pessoas e juntou perícia. O material será enviado ainda nesta sexta-feira (23) ao Poder Judiciário. O caso deverá ser analisado pelo Ministério Público, responsável por pedir a abertura de processo criminal.
Em relação à conclusão do inquérito policial sobre o acidente com ônibus da UFSM ocorrido em abril de 2025, a Universidade reafirma seu compromisso com a transparência, a apuração dos fatos e o apoio às famílias e aos envolvidos.
Reitoria se manifesta sobre conclusão do inquérito
Em nota divulgada no site da UFSM, a Reitoria da instituição se manifestou sobre a conclusão do inquérito e os indiciamentos. Segundo a Reitoria, a UFSM já solicitou cópia do inquérito para subsidiar a sindicância instaurada na instituição para apuração de responsabilidades.
LEIA A ÍNTEGRA DA NOTA DA UFSM
“O indiciamento é o encerramento da etapa investigativa e caberá ao Ministério Público analisar os elementos e decidir sobre a eventual denúncia, em respeito aos preceitos constitucionais.
A UFSM já solicitou a íntegra do inquérito para providências internas relacionadas aos indiciados. Ainda, informamos que esse documento também subsidiará a sindicância conduzida pela própria Universidade para apuração de responsabilidade.
A Universidade seguirá colaborando com as autoridades competentes, para que o processo legal assegure uma apuração justa dos fatos“.
(Com informações do Grupo A Hora)