Objetivo foi combater a perturbação ao sossego público
PARALELO 29*
As reclamações de quem não consegue descansar com a algazarra noturna em algumas regiões da cidade levaram a Prefeitura de Santa Maria a apertar o cerco a frequentadores de bares e disttribuidoras de bebida em três bairros de Santa Maria.
As ações ocorreram na madrugada de sexta-feira (23), entre 1h e 5h e foram coordenadas pela Secretaria de Segurança e Ordem Pública.
A atuação integrada, no entanto, envolveu, além de agentes de trânsito, Guarda Municipal e fiscais da Secretaria de Licenciamento e Desburocratização.
Lei Seca
Além da perturbação de sossego, os fiscais tambem saíram às ruas para verificar alvarás, notificar possíveis irregularidades em estabelecimentos e combater o consumo de bebida alcoólica em local público.
A Lei Municipal nº 159, conhecida como Lei Seca, em vigor desde dezembro de 2022, proíbe o consumo de álcool em áreas públicas entre a 0h e às 7h.
Rosário, um dos pontos críticos
O Bairro Nossa Senhora do Rosário, na região Centro Urbano, é um dos pontos críticas há anos. Na época da pandemia, era uma das regiões com maior aglomeração de pessoas, o que era proibido na época para não propagar o vírus.
Desta vez, a fiscalização foi até uma distruidora de bebidas e a um bar localizados na Rua Silva Jardim. A ideia, segundo o secretário de Segurança e Ordem Pública, Getúlio de Vargas, que propôs a Lei Seca quando era vereador, é conversar com os empresários donos de estabelecimentos para que eles ajudem a manter o sossego público.
No caso específico do Rosário, moradores do próprio bairro e de bairros vizinhos, como Bonfim, têm reclamado de barulhos de motocicletas e veículos durante a noite.
Centro também foi alvo da operação
A força-tarefa também fiscalizou um bar na Rua Duque de Caxias e a Praça Saturnino de Brito, ambos no Bairro Centro.
Nestes locais, houve a dispersão de pessoas e autuações de trânsito. A fiscalização esteve, ainda, em um ponto comercial na Rua Benjamin Constant, também no Centro, e em uma distribuidora de bebidas na Avenida Borges de Medeiros, no Bairro Divina Providência, na zona Norte da cidade, mas os dois locais estavam fechados.
(*Com informações de Diniana Rubin – Secretaria de Comunicação da Prefeitura de Santa Maria)