Intenção de compra para o Dia dos Namorados é alta, e vestuário lidera preferências dos consumidores
Os santa-marienses pretendem gastar de R$ 100 até R$ 400 ou mais para presentear o parceiro ou parceira. É o que aponta uma pesquisa realizada pela Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Santa Maria, realizada entre 27 de maio e 9 de junho e divulgada pela entidade.
O levantamento aponta que a maioria dos consumidores pretende gastar com presentes neste ano. O valor médio do investimento por presente é estimado em R$ 191,77, com base nas faixas de gasto informadas pelos participantes.
A maioria pretende gastar entre R$ 100 e R$ 200 (37%), e uma parcela significativa (17%) planeja investir R$ 400 ou mais.
Segundo a pesquisa, 80% dos entrevistados pretendem presentear, enquanto pouco mais de 7% não têm intenção de compra e cerca de 10% ainda estão indecisos.
Entre os presentes mais citados pelos entrevistados, o vestuário lidera com folga, aparecendo em mais de 60% das respostas.
Em seguida, aparecem calçados, cosméticos (como perfumes e loções) e joias ou bijuterias. Artigos de floricultura, itens de decoração e eletroeletrônicos tam foram mencionados
Lojas físicas são o principal canal de compras
As lojas físicas, conforme o leventamento da entidade lojista, seguem como principal canal de compra, escolhidas por cerca de 60% dos consumidores, mas as lojas online vêm ganhando espaço e aparecem em 30% das respostas. Grandes redes varejistas e pequenos negócios locais também estão entre as opções.
Na hora da decisão, os fatores mais citados foram o preço, a qualidade dos produtos, o
atendimento e as promoções. Além disso, a proximidade da loja, a necessidade prática e o
gosto de quem será presenteado também influenciam a escolha.