Paralelo 29

UFSM completa 60 anos e presenteia estudantes da rede básica

No dia em que completa 60 anos, a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) lançou uma iniciativa audaciosa: levar recursos e materiais ditáticos curriculares a estudantes do ensino básico por meio de programas educativos que serão veiculados pelos canais da TV Câmara e TV Campus e emissoras de rádio.

Lançado nesta segunda-feira (14) em uma live, dentro da programação do Descubra UFSM, o projeto “UFSM em Rede com a Educação Básica” é uma parceria com a Secretaria de Educação de Santa Maria e a Secretaria Estadual de Educação.

A iniciativa tem como finalidade atender estudantes que não têm acesso à internet, por isso o conteúdo será veiculado nos dois canais públicos de TV e em rádios. Ao todo, 20 programas já estão em fase de produção.


UFSM é destaque em ranking ambiental

Vídeo-aulas e outros formatos

Eles têm formatos de vídeo-aulas, podcasts, rodas de conversa e entrevistas, sendo executados pelas diferentes áreas curriculares e desenvolvidos por professores dos centros educacionais da UFSM, juntamente com acadêmicos bolsistas e professores da rede básica.

Além da distribuição televisiva e radiofônica, todo o material produzido ficará disponível em um repositório online, que ficará à disposição do público.

A coordenadora do projeto, professora Regina Ehlers Bathelt, explicou que a iniciativa surgiu a partir das dificuldades do sistema de ensino básico de se adaptar ao ensino à distância por conta da pandemia.


Laura da Fonseca é a nova presidente da Sedufsm

Projeto atende quem não tem internet

O principal obstáculo de levar aos alunos da rede básica os conteúdos didáticos planejados é o fato de grande porcentagem dos estudantes não terem acesso à internet.

De acordo com a professora, o contato para se criar uma alternativa de repasse desses conteúdos já estava sendo feito desde março. Contudo, foi em julho que o projeto começou a criar forma.

Regina ressalta que, em meados dos anos 1980, uma geração foi alfabetizada à distância, via rádio, pelo projeto Minerva, experiência relatada nos cursos de educação à distância.

“ Pensamos, então, na viabilidade de execução de algo assim neste momento de pandemia”, conta a coordenadora.

UFSM reconstrói cérebro de vovô de dinossauros gigantes

Parceria com os municípios

A partir daí tiveram início as parcerias com as Secretarias de Educação dos municípios abrangidos pelos campi da UFSM. As prefeitura repassaram, então, as demandas do ensino básico de suas regiões.

Depois disso, se iniciou um processo de capacitação tanto dos professores da UFSM quanto dos professores da rede básica de Santa Maria, assim como dos alunos bolsistas da UFSM, para a produção dos conteúdos.

A estimativa é que a partir de 4 de janeiro próximo, a programação das transmissões passe a ser divulgada pelos canais de comunicação da UFSM.

Os programas que estão sendo desenvolvidos para o UFSM em Rede devem começar a ser exibidos nos diferentes veículos também no mesmo mês.

UFSM já testou 22,7 mil pessoas para coronavírus

Reitor espera que MEC reconheça iniciativa

Durante a live, o reitor da UFSM, Paulo Burmann, disse que espera que o Ministério da Educação (MEC) “abrace” a iniciativa, a exemplo do secretário estadual da Educação, Faisal Karam, e do chefe da Casa Civil do RS, Otomar Vivian.

Conforme o reitor, tanto Karam quanto Otomar, apoiaram a ideia desde o início. Esse reconhecimento não só viabiliza o projeto, como o torna uma referência nacional.

“O projeto é audacioso, mas antes de ser audacioso, ele é abrangente e inclusivo”, defendeu Burmann. Para assistir a live clique neste link.


Governo promete ampliar internet no país

CANAIS DE TRANSMISSÃO

  • TV Campus
  • TV Câmara
  • Rádios Universidade AM e 107.5 FM (Santa Maria)
  • Comunitária 87.9 (Frederico Westphalen)
  • Palmeira 740 AM (Palmeira das Missões)
  • Avenida FM (Erval Seco)
  • Nativa 87.9 FM (Erval Seco)
  • Taquaruçu FM (Taquaruçu do Sul)
  • Cultura 87,9 FM (Palmitinho)
  • Sociedade Seberi (Seberi),
  • Integração (Jaboticabal)
  • Cidade 87.9 FM (Tenente Portela)

(Com informações de reportagem de Viktória Powarchuk, acadêmica de Jornalismo da UFSM e estagiária na Unidade de Comunicação Integrada)

Compartilhe esta postagem

Facebook
WhatsApp
Telegram
Twitter
LinkedIn