Paralelo 29

Chuva causa alagamentos e transtornos em Santa Maria

Telhado e parede de casa desabitada caíram/Foto João Alves,AIPSM

A chuva que caiu na quinta-feira (28) e nesta sexta-feira (29) causou danos em Santa Maria, gerando transtornos no trânsito e para moradores em todas as regiões da cidade, segundo a prefeitura. Pelo menos 36 residências foram atingidas por alagamentos.

Somente no final da tarde de quinta, choveu mais de 70 milímetros em um intervalo de apenas duas horas.

Prefeitura arrecada mais da metade do previsto em IPTU

Pelo menos 36 residências foram alagadas

Os pontos mais críticos devido a alagamentos foram registrados no Bairro Jóquei Clube, na Rua Cláudio Amândio; no Bairro Noal, nas ruas Bege e G; e no Bairro Divina Providência, na Vila Brenner. 

Entre o início da noite de quinta-feira e a manhã desta sexta-feira (29), a Defesa Civil Municipal atendeu dezenas de chamados e pedidos de ajuda.

De acordo com o órgão, 36 residências foram afetadas com alagamentos, sendo cerca de 145 pessoas atingidas e uma gestante que foi realocada.

Já foram entregues 55 metros de lonas. As equipes da Defesa Civil estão fazendo vistorias em 14 pontos da cidade.

Problemas foram verificados em todos os bairros da cidade/Foto: AIPSM, Divulgação

Para conter Covid, prefeitura fiscaliza 176 estabelecimentos

Prefeito e vice vão a pontos críticos

Na manhã desta sexta, o prefeito Jorge Pozzobom (PSDB) e o vice, Rodrigo Decimo (PSL), foram até alguns pontos críticos.

Juntamente com servidores das Secretarias de Infraestrutura e Serviços Públicos, Estruturação e Regulação Urbana e Mobilidade Urbana, eles vistoriaram os problemas mais críticos registrados no município, para direcionar o atendimento emergencial às famílias atingidas.

Verde continua como impróprio para banho

Buraco gigante no Itararé

Na Rua Oscar Henrique Zappe, no Bairro Itararé, a chuva abriu um buraco de grande proporção. O local foi sinalizado.

A empresa Continental, responsável pela obra de drenagem que havia sido realizada no local, adotará as medidas necessárias para o conserto da rede pluvial. O trânsito está em meia pista no local.

Santa Maria registrou 3,8 mil infrações de trânsito no final de 2020

Na zona central, solo cedeu

Na Rua Conde de Porto Alegre, no Centro, em frente à Escola Estadual de Ensino Médio Professora Maria Rocha, o solo cedeu próximo ao meio fio por deslocamento da rede pluvial. O local foi vistoriado e sinalizado com cone e cavalete.

Na Avenida Borges de Medeiros, no Bairro Salgado Filho, a empresa Conpasul, responsável pela obra de macrodrenagem na avenida, já adotou medidas para a drenagem das águas e para dar mais fluidez ao trânsito.

Motorista teve dificuldades durante a chuvarada/Foto> Marli Batista, Arquivo Pessoal

Outra equipe atendeu a registro de alagamento no loteamento Madre Paulina, no Bairro Nossa Senhora Medianeira.

O problema foi causado pela grande quantidade de lixo e galhos de árvores que foram lançados junto ao Arroio Cancela, obstruindo a galeria pluvial junto à Avenida Hélvio Basso.

Uma equipe de servidores realizou a desobstrução da galeria e deve fazer nova vistoria no local.

Em outra ação, os servidores estão trabalhando no Beco da Tela, no Bairro João Goulart, para reconstruir um bueiro que foi rompido. 

Obra do Calçadão é retomada após um ano

Telhado e parede de casa caíram

Outra ocorrência foi registrada na Avenida Medianeira. Nesta manhã, o telhado e a parede de uma residência, que estava desabitada, caíram sobre em um terreno baldio ao lado. A

 Defesa Civil, o Corpo de Bombeiros e uma equipe da Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos fizeram vistoria no local.

O trânsito nesse trecho da Avenida Medianeira foi sinalizado em meia pista até que o proprietário da residência coloque tapumes no local do desabamento.

Nas redes sociais, santa-marienses postaram vídeos e fotos da chuvarada, principalmente dos alagamentos.

Marli Batista postou fotos de alagamento na Rua Maranhão com Rio Branco, no Parque Pinheiro. Na quinta, carros ficaram ilhados em um posto de gasolina.

“A água dava na cintura de uma pessoa”, conta Marli.

Verão poderá ser mais chuvoso no RS

Coordenadoria monitora trânsito em ruas alagadas


A Coordenadoria de Trânsito e Mobilidade Urbana monitora, desde a quinta-feira, as principais vias atingidas pelo aguaceiro, como a Avenida Liberdade, no Bairro Patronato, e ruas e avenidas nos bairros Pinheiro Machado, Medianeira e Camobi.

No Parque Pinheiro, carros ficaram ilhados na quinta/Foto: Marli Batista, Arquivo Pessoal

As equipes seguem verificando os semáforos, mas, até o momento, não houve registro de desligamento dos sistemas.

Santa Maria tem índice de desenvolvimento médio

Defesa Civil pede doações


A Defesa Civil informa que está recebendo doações de roupas, alimentos e materiais de construção para ajudar as famílias mais atingidas pelos alagamentos.

As doações podem ser feitas na sede do órgão, na Avenida Pedro Cezar Saccol, 605 (eixo secundário 8), no Parque Industrial e Tecnológico de Santa Maria, ao lado do Tecnoparque. 

Pedidos ou solicitações de ajuda para a Defesa Civil Municipal podem ser feitos pelo WhatsApp (055) 99217-8122.

A Guarda Municipal também segue mobilizada para atender emergências, de modo que pedidos podem ser feitos por meio da Central de Monitoramento, que recebe chamados da população, durante 24 horas, pelo telefone 153.

(Com informações da prefeitura de Santa Maria)

Compartilhe esta postagem

Facebook
WhatsApp
Telegram
Twitter
LinkedIn