Na coluna Giro do Paralelo deste domingo (7), a jornalista Jaqueline Silveira comenta as chances de Santa Maria sediar a nova Escola de Formação de Sargentos (ESA). Também comenta as críticas nas redes sociais à vinda de pacientes com Covid de Manaus para Santa Maria e destaca um fato histórico: o primeiro vereador negro a presidir a Câmara Municipal.
A expectativa pela vinda da ESA
O prefeito Jorge Pozzobom (PSDB) esteve em Brasília na última quinta-feira (4) para reuniões com o vice-presidente da República, general Hamilton Mourão (PRTB), e com o comandante do Exército, general Edson Pujol.
O objetivo foi reforçar a reivindicação pela vinda da Escola de Formação de Sargentos das Armas (ESA) para Santa Maria.
Pozzobom apresentou as potencialidades da cidade. Ele estava acompanhado nas agendas pelo secretário de Desenvolvimento Econômico, Ewerton Falk, pelo presidente da Câmara de Comércio, Indústria e Serviços de Santa Maria (Cacism), Luiz Fernando Pacheco, e pelo presidente do Sindicato da Construção Civil (Sinduscon), Samir Samara.
Sem dúvida, são entidades representativas da cidade, contudo era importante ter um número maior de lideranças para demonstrar força, como, por exemplo, deputados, o presidente da Câmara e mais empresários.
A zona sul do Estado sempre foi exemplo de mobilização quando tinha uma reivindicação para fazer em Brasília.
Desembarcavam na Capital Federal prefeitos da região, vereadores, reitores, empresários, entre outros.
Sobre a vinda da ESA de Minas Gerais para Santa Maria, a cidade tem grandes chances de ser escolhida caso sejam levados em conta somente critérios técnicos.
O Coração do Rio Grande tem uma boa estrutura e tem o segundo contingente militar do país.
Além disso, Mourão e Pujol, que são gaúchos, conhecem bem as condições e a capacidade de Santa Maria para abrigar a escola.
Agora, se pesar na decisão um canetaço político, é possível que Ponta Grossa (PR), a outra cidade, junto com Recife (PE), que também está na disputa pela ESA, leve o investimento.
A escolha da nova sede será anunciada em maio. Seria um grande impulso para a economia de Santa Maria sediar a ESA.
BB vai abrir agência especializada em agronegócio em SM
Solidariedade acima de tudo
Muitos usuários das redes sociais se inflaram contra a vinda de pacientes com Covid de Manaus para Santa Maria. Por conta disso, o governo Jorge Pozzobom (PSDB) foi alvo de muitas críticas.
Manaus está vivendo um caos. Pacientes morreram asfixiados pela falta de oxigênio, além de hospitais superlotados. Muitos Estados do Nordeste absorveram os doentes de Manaus, mas não foi o suficiente.
Foi preciso o Rio Grande do Sul, localizado na outra ponta do Brasil, solidarizar-se com os brasileiros do Norte, mesmo que tenha sido um pedido do Ministério da Saúde. Trata-se de uma questão humanitária e de solidariedade, acima de tudo.
Não se justificaria receber os pacientes caso os leitos específicos para Covid estivessem todos ocupados. E se contassem para critérios de classificação das bandeiras, o que não acontece.
Já quanto à preocupação com uma nova linhagem do coronavírus encontrada no Amazonas e que poderia se espalhar por aqui, foram tomadas as medidas de precaução e todos ficaram isolados.
É bem possível que as medidas de precaução adotadas tenham sido muito mais seguras em relação às tomadas pelas pessoas que se aglomeram em bares e baladas, que frequentam praias lotadas ou viajam de férias para outros Estados.
Certamente não gostaríamos de ver santa-marienses atirados à própria sorte sem um leito de hospital, a exemplo dos amazonenses. Que bom que Santa Maria teve condições de socorrer os pacientes de Manaus.
Prefeitura interdita Clube Caixeiral
Fura-fila por aqui também
Infelizmente, há denúncias de fura-fila na vacinação contra a Covid-19 em Santa Maria e região.
As primeiras doses eram para ser aplicadas somente em grupos prioritários e que estão sujeitos a consequências mais graves em caso de contrair o vírus da Covid, ou que estão na linha de frente de combate à pandemia.
Lamentável que numa situação tão grave como é a pandemia de coronavírus pessoas se aproveitem e passem na frente de quem realmente tem prioridade. Esse é o Brasil.
Chuva causa alagamentos e transtornos em Santa Maria
Fazendo história
Depois de fazer história como o primeiro negro eleito para a Câmara de Vereadores de Santa Maria, o comunicador e professor Paulo Ricardo (PSB) emplaca mais um feito.
Como vice-presidente do Legislativo, ele assumiu, na quinta-feira (4), o comando da Casa no afastamento do atual presidente João Ricardo Vargas (Progressistas), Coronel Vargas.
Paulo Ricardo fica à frente da Câmara até o dia 17 de fevereiro, tornando-se o primeiro negro a presidir o Legislativo santa-mariense.