Paralelo 29

À beira do colapso, RS anuncia novos leitos Covid

Reforço contra a Covid: Estado enviou equipamentos para abertura de 35 novos leitos de UTI no RS/Foto: SES, Divulgação

À beira de um colapso no sistema de saúde por conta do estouro de casos de Covid-19, o Rio Grande do Sul deverá criar 35 novos leitos de UTI para pacientes do novo coronavírus em hospitais de Canoas, Sapucaia do Sul e Tramandaí.

Conforme o governo do Estado, que anunciou a medida no final da noite deste domingo (21), esse esforço fará o número de leitos abertos subir para 1.141.

Taxa de ocupação geral em UTIs chegou a 83,1%

Neste domingo, segundo informações da Secretaria Estadual da Saúde (SES), a taxa de ocupação geral de leitos de UTI no RS era de 85,1%.

Nesse final de semana, a SES entregou respiradores, monitores e camas para os três hospitais, material suficiente para abertura dos novos leitos.

 “A abertura destes leitos nesse momento, que é o mais crítico da pandemia, é uma ação importante para atender a população, mas é fundamental que as pessoas mantenham os cuidados, pois a capacidade hospitalar está no limite”, alertou a diretora do Departamento de Gestão da Atenção Especializada, Lisiane Wasem Fagundes.

Dos 35 novos leitos, 15 já estão operando

Dos 35 leitos equipados, 15 já começaram a operar no próprio final de semana  – 10 no Hospital Municipal Getúlio Vargas, em Sapucaia do Sul, e cinco no Hospital de Tramandaí.

Outros 20 leitos serão abertos nesta segunda-feira (22) no Hospital Nossa Senhora das Graças, em Canoas, que está sob bandeira preta conforme o mapa provisório do distanciamento controlado que o governo estadual deverá confirmar.

“Passamos todo o final de semana fazendo contatos com hospitais para verificar a possibilidade de ampliar a rede. Outros leitos devem ser abertos durante a semana, mas é necessário que a população se proteja, porque o vírus é letal”, disse a secretária estadual da Saúde, Arita Bergmann.

Equipamentos para hospitais do Interior

Ainda no final de semana, o Estado também entregou cinco respiradores e cinco monitores para retaguarda de pacientes na emergência do Hospital São Camilo, de Esteio.

O Estado confirmou ainda que nesta segunda vai entregar mais 10 leitos de UTI no Hospital São Francisco de Assis e que reabrirá outros 10 leitos no Hospital Berço Farroupilha, no município de Guaíba.

Já o Hospital Bruno Born, em Lajeado, outra cidade em bandeira de altíssimo risco de Covid-19, receberá sete respiradores para suporte de emergência.

“O vírus não dá trégua”, alerta secretária de Saúde

Para Passo Fundo, o governo estadual anunciou a reabertura de 10 leitos no Hospital São Vicente de Paulo, que já recebeu respiradores, monitores e camas.

“O vírus não dá trégua. Enquanto não tivermos mais compromisso individual e coletivo para evitarmos aglomerações, a transmissão continua muito acelerada. Vivemos um momento crítico, muito preocupante, talvez o pior momento desde o início da pandemia, há quase um ano”, reforçou a secretária estadual de Saúde.

(Com informações do governo do RS)

Compartilhe esta postagem

Facebook
WhatsApp
Telegram
Twitter
LinkedIn