Paralelo 29

Autoridades flagram festas clandestinas no RS e em SM

Operações de combate à Covid-19 em Santa Maria flagraram irregularidades/Foto: Guilherme Scapin Borges, SC, prefeitura

Mesmo com bandeira preta, de altíssimo risco para Covid-19 e hospitais lotados, os promotores de festas clandestinas continuam gerando aglomerações. Em Santa Maria e no RS, as batidas flagraram aglomerações.

Conforme a prefeitura de Santa Maria, a força-tarefa atendeu 11 denúncias feitas ao Centro Integrado de Segurança Pública (Ciosp) e emitiu nove notificações de pessoas e empresas por descumprirem decretos municipais.

O balanço que a prefeitura divulgou neste domingo (7) se refere à operação que a força-tarefa realizou entre a noite de sábado (6) e a madrugada de domingo em Santa Maria.

Brasil tem 1.086 mortes por Covid em 24 h

Desobediência a decretos

Na Avenida Borges de Medeiros, a fiscalização notificou o dono de um trailer por estar aberto além do horário permitido.

Já na Rua Ismael Barcelos Neto, no bairro Diácono João Luiz Pozzobon, a força-tarefa notificou um estabelecimento comercial que não tinha alvará.

Em diferentes bairros de Santa Maria, fiscalização encontrou irregularidades/Foto: Guilherme Scapin Borges, SC, prefeitura

A força-tarefa de enfrentamento à Covid-19 também notificou três pessoas que estavam bebendo em via pública, na Avenida Rodolfo Behr, em Camobi.

Multa de até R$ 4 mil por máscara não se aplica a SM

Adolescentes estavam bebendo

Em outra ação, na Avenida Hélvio Basso, no bairro Duque de Caxias, os agentes notificaram quatro pessoas que estavam bebendo, entre elas dois menores de idade (15 e 16 anos), que consumiam bebida de álcool.

Os fiscais e agentes conduziram os menores à Delegacia de Pronto-Atendimento e, após, os adolescentes foram entregues aos pais.

Com restrições, crescem as fake news

Nem toda denúncia procede

A força-tarefa ainda conferiu denúncia em um restaurante na Rua Venâncio Aires, no Centro, porém, no local, apenas estava sendo gravada uma live.

Os servidores estiveram em quatro distribuidoras de bebidas, mas elas já estavam fechadas, e em duas residências onde haveria festas, mas as denúncias não procederam.

Fiscais flagram festas e aglomerações na cidade

ONDE DENUNCIAR EM SANTA MARIA

  • Fones 153, (55) 99217-8122, 99167-4728 e 99167-8452 (os celulares, somente via WhatsApp). A Superintendência da Guarda Municipal enfatiza que esses números são exclusivos para denúncias


Mais de 9,4 mil vistorias no combate à Covid em Santa Maria

No Estado, 21 festas encerradas

Enquanto isso, no sábado, as forças de Segurança Pública gaúchas encerraram 21 festas clandestinas em diferentes cidades gaúchas.

A Brigada Militar acabou com eventos irregulares em Alvorada, Ametista do Sul, Boa Vista das Missões, Caçapava do Sul, Cachoeirinha, Capela São Valentim, Constantina, Jaguarão, Marques de Souza, Pelotas, Piratini, Santa Rosa, Sapucaia do Sul, Uruguaiana e Venâncio Aires.

Na tarde deste domingo, às 15h35min, o painel de monitoramento de leitos do Estado apontava 3.094 pacientes em UTI (por Covid-19, principalmente), o que significava 103% da capacidade atual, de 3.005 leitos.

Mesmo diante desse quadro de colapso do sistema de saúde, no dia anterior, 708 pessoas, no total das ocorrências, insistiram em ignorar a gravidade da Covid-19 e a determinação das autoridades que proíbem a realização de festas, reuniões e qualquer evento que promova aglomeração.

Para conter Covid, prefeitura fiscaliza 176 estabelecimentos

Raves e aglomerações em Pelotas

Só em Cachoeirinha, as forças de segurança duas ocorrências de festa clandestina que reuniam 248 pessoas ao todo.

Em Pelotas, as forças de segurança flagraram outros dois eventos ilegais com 113 pessoas descumprindo a medida sanitária para frear a Covid-19.

Em Sanga Funda, em Pelotas, forças de segurança encerraram festa rave/Foto: BM, Divulgação
No Laranjal, outra festa rave foi encerrada pela Brigada Militar e demais agentes de segurança pública/Foto: BM, Divulgação

No caso de Pelotas, a festa flagrada ocorria na localidade de Sanga Funda. Guarnições da BM, da Polícia Civil, da Guarda Municipal e Agentes de Trânsito flagraram uma rave com 50 pessoas.

As autoridades fizeram termo circunstanciado por infração do artigo 268 do Código Penal por infringir determinação do poder público para conter doença contagiosa e por perturbação do sossego público.

No local, ainda houve a autuação de nove veículos em desacordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Os policiais também apreenderam caixas de som e equipamentos eletrônicos.

Em outra rave, no Laranjal, além do recolhimento de itens de sonorização, a força-tarefa também encontrou um simulacro de arma.

Pozzobom promete medidas mais contundentes para combater Covid

Em Uruguaiana, festa com crianças sem máscaras

Em Uruguaiana, a partir de uma denúncia via telefone, equipes da Ronda Ostensiva Municipal Urbana (Romu), da BM e da Polícia Civil flagraram uma festa clandestina no interior do município.

A balada irregular, na localidade de Itapocai, a 15 quilômetros da área urbana de Uruguaiana, tinha pelo menos 20 pessoas, incluindo crianças, sem uso de máscaras e aglomeradas.

Além do registro para posterior representação criminal por parte do Ministério Público, o proprietário da residência foi multado administrativamente pela fiscalização em R$ 10,4 mil.

Balada clandestina tinha 400 pessoas em Santa Maria

Desde 25 de fevereiro, 126 baladas foram encerradas

Conforme o governo do Estado, desde 25 de fevereiro, a Operação Te Cuida RS, já encerrou 126 festas clandestinas.

Afora isso, 3.279 locais foram fiscalizados (324 apenas neste sábado) para verificação do cumprimento da bandeira preta, bem como da vedação de funcionamento de atividades entre 20h e 5h.

Nessas ações, 87 pessoas foram conduzidas a delegacias de Policia para registro de infração por colocarem outras pessoas em risco.

Em todo o período, a Operação Te Cuida RS já realizou a abordagem de 20.640 pessoas para orientação sobre as restrições neste que é o pior momento da pandemia no RS.

(Com informações da prefeitura de Santa Maria e do governo do RS)

Compartilhe esta postagem

Facebook
WhatsApp
Telegram
Twitter
LinkedIn