A Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) 24h, porte III, de Santa Maria está atendendo além do limite de sua capacidade para casos de Covid-19. Nesta sexta-feira (12), a UPA informou que atingiu 100% de ocupação.
Em nota, a UPA Santa Maria informa que os 11 leitos disponíveis estavam ocupados nesta sexta, porém, durante a semana, a unidade chegou a registrar índice superior a 150%.
Com a superlotação, a direção da UPA explica que os casos menos graves estão sendo atendidos na sala de nebulização, onde há cinco poltronas.
Em dois dias, SM tem 9 mortes e 527 casos novos de Covid
Nove mortes desde segunda-feira
O espaço chega a receber o dobro da capacidade em cadeiras até que seja liberado o leito da sala de observação.
Desde segunda-feira (8), a UPA de Santa Maria registrou nove mortes de casos suspeitos ou confirmados de Covid-19.
“A situação da UPA local não é diferente do que tem sido registrado em outras unidades de saúde do Estado”, destaca o comunicado.
O coordenador de enfermagem da UPA de Santa Maria, enfermeiro Jônatas Wrague da Conceição, explica que a o local é uma unidade intermediária de saúde, que deveria realizar um primeiro atendimento.
Em vídeo, vereador que é médico contesta colega sobre vacinação
UPA virou “hospital de alta complexidade”, diz enfermeiro
Depois de acolher os pacientes e estabilizar a situação de cada um, caberia à UPA direcionar os doentes para internação clínica para UTIs nos hospitais de referência para tratamento da Covid-19.
“Só que estamos fazendo o papel de hospital de alta complexidade”, ressalta Jônatas Conceição.
Desde que a pandemia começou, no ano passado, a UPA de Santa Maria tem sido uma das principais portas de entrada no Sistema Único de Saúde (SUS).
Administrada pela Associação Franciscana de Assistência à Saúde (Sefas), a UPA de Santa Maria mantém atendimento com sete médicos na linha de frente. Cinco são para atendimentos adultos, e dois, para crianças.
Esses profissionais também são acionados para dar suporte fora da pediatria quando a demanda aumenta.
UFSM e mais 10 instituições defendem vacina e restrições
Sobrecarga para profissionais
Conforme a direção da UPA, a gravidade dos casos que chegam à unidade e a procura de pacientes com outras doenças, têm sobrecarregado médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, integrantes do setor administrativo e, também, de higienização.
Outros casos fora a Covid-19 representam quase a metade dos atendimentos diários e, segundo a direção da instituição, poderiam procurar outros serviços de saúde de referência para situações menos completas.
Posto de Camobi começa a fazer testes de Covid
“Não tem equipe”, desabafa administradora
A administradora da UPA de Santa Maria, Manuela Trevisan, alerta que a situação está no limite.
“Por enquanto, não faltam respiradores ou outros equipamentos e medicamentos, mas estamos no limite das condições físicas do prédio e de fluxo. Não tem equipe para dar conta de mais pacientes”, diz Manuela.
Santa Maria tem mais seis mortes por Covid
16 pacientes intubados e 10 aguardando UTIs
Na tarde de quinta-feira (11), dos 16 pacientes atendidos no local, quatro estavam intubados.
Havia, ainda, 10 pacientes aguardando o sistema de regulação encontrar vagas em alas clínicas e em UTIs em hospitais de referência para Covid.
Mesmo tendo virado referência para a Covid-19, a UPA de Santa Maria nunca deixou de atender pacientes com outras doenças, o que sobrecarrega ainda mais o atendimento no local.
Já a diretora da instituição, Liliane Pereira, destaca o trabalho dos profissionais que atuam na linha de frente na UPA 24h, “mesmo diante do cenário de caos”.
“Fazemos o melhor que podemos, não estamos medindo esforços para dar um atendimento de qualidade”, afirma Liliane.
STF manda governo federal custear UTIs Covid no RS
Estrutura de triagem
A prefeitura de Santa Maria e a Sefas montaram um novo sistema de triagem na UPA 24 para garantir mais segurança aos pacientes.
A partir de agora, os pacientes que chegam ao local são atendidos, primeiramente, em uma tenda montada no pátio da UPA.
A medida visa separar os pacientes com suspeita de Covid-19 de outros casos clínicos que chegam ao local para atendimento.
Assim, os pacientes com sintomas de Covid-19 serão direcionados para a recepção da UPA, enquanto que aqueles que não têm sintomas irão aguardar atendimento na tenda de triagem.
SM tem 238 casos novos de Covid e chega a 284 mortes
Casa de Saúde amplia leitos
O Hospital Casa de Saúde, que também é administrado pela Sefas, aumentou de 11 para 14 leitos clínicos para tratamento de Covid-19. No começo da tarde de sexta-feira, haviam nove leitos ocupados.
A Casa de Saúde integra a rede pública de saúde e presta atendimento 100% SUS. Em razão do aumento de casos, o hospital não descarta a possibilidade da abertura de ainda mais leitos, caso seja necessário.
A estrutura para internação de casos de Covid-19 foi montada no ano passado, mas só passou a funcionar neste mês em decorrência do aumento da demanda de casos na cidade.
(Com informações da assessoria de comunicação da Sefas)