Paralelo 29

Professores municipais aprovam greve contra aulas presenciais

Aula na Escola Adelmo Simas Genro antes da pandemia/Foto: Facebook, Reprodução

Em assembleia realizada nesta segunda-feira (10), os professores municipais de Santa Maria decidiram não retornar às atividades presenciais nas escolas até que todos sejam vacinados contra a Covid-19. A informação é da assessoria do Sinprosm, o sindicato da categoria.

A greve parcial, segundo o Sinprosm, será apenas em relação às aulas presenciais, sendo que o ensino retomo dos alunos será mantido.

Na edição deste domingo, o Paralelo 29 noticiou que os professores iriam aprovar um indicativo de greve.

Essa greve irá durar até que haja imunização dos professores e ampla cobertura vacinal da comunidade.

Da mesma forma, os professores exigem que as escolas estejam devidamente preparadas para o cumprimento dos protocolos sanitários.

Bandeira vermelha é prorrogada por mais uma semana no RS

Ensino remoto seguirá

De acordo com o Sinprosm, o atendimento retomo aos alunos seguirá normalmente, não sendo afetado pelo movimento.

“Não vamos parar de trabalhar. Ao contrário, continuaremos com a elevada carga de trabalho que o formato remoto nos impôs”, reforça a coordenadora de Finanças, Juliana Moreira.

468 professores em assembleia

Segundo o Sinprosm, 468 professores participaram, simultaneamente, na sala da reunião virtual, e 98% deles votaram na proposta de “greve ambiental” a partir de 18 de maio, conforme propôs a coordenação sindical.

Assembleia virtual do Sinprosm aprovou greve ambiental com 98%/Foto: Divulgação

“A presença maciça e a quase unanimidade pela greve mostram claramente o repúdio da categoria por essa decisão da Prefeitura. É uma greve pela vida”, entende a coordenadora de Comunicação e Formação Sindical do Sinprosm, Celma Pietczak.

 A data para o início da greve é a mesma em que retornaram às atividades presenciais, segundo o calendário enviado na última sexta-feira pela SMED às direções das escolas.

O comando de greve é formado pela coordenação sindical e os professores Roberto Lisboa, Rafael Torres, Deise da Silva, Maitê Cezar e Selma Oliveira.

Mães chefes de família receberão R$ 800 do auxílio gaúcho dia 17

Entidade fala em greve sanitária

A entidade afirma que a “greve ambiental” é um instrumento constitucional que tem como motivação a defesa de condições do ambiente de trabalho.

Esse tipo de mobilização também é conhecida como greve sanitária, já que os professores rejeitam a volta ao trabalho presencial em condições que ameaçam a saúde ou a vida do profissional.

A prefeitura de Santa Maria já está organizando o retorno das aulas presenciais junto às direções das 80 escolas da rede municipal.

Juíza nega pedido para suspender aulas presenciais

Pais devem autorizar retorno

Para isso, pais ou responsáveis devem assinar uma autorização para que os filhos participem das atividades em ambiente escolar.

Formulário está disponível no site da prefeitura de Santa Maria/Foto: SC, PMSM, Divulgação

Os pais ou responsáveis poderão optar por dois tipos de modelo de ensino: ensino remoto (sem atividades presenciais) ou híbrido (aulas remotas escalonadas com presenciais).

O formulário para que as famílias informem o que preferem para os estudantes está no site da prefeitura de Santa Maria.

(Com informações da assessoria de comunicação do Sinprosm e da prefeitura de Santa Maria)

Compartilhe esta postagem

Facebook
WhatsApp
Telegram
Twitter
LinkedIn