O Ministério da Saúde irá enviar ao Rio Grande do Sul, nos próximos dias, 188.800 doses da Coronavac para imunizar todas as pessoas que receberam a primeira dose dessa vacina e que ainda aguardam a segunda aplicação (D2). Em Santa Maria, também houve atraso.
Cálculos atualizados pela Secretaria da Saúde (SES) mostram que 179.330 pessoas já poderiam ter tomado a D2 da Coronavac no Estado.
“Recebemos o informe de que será enviado quantitativo suficiente para que todas as pessoas que tomaram Coronavac no Estado recebam a D2”, diz Tani Ranieri, chefe da Divisão de Vigilância Epidemiológica do Centro Estadual de Vigilância em Saúde (Cevs).
Mais 1,4 mil doses da Coronavac chegam nesta sexta em SM
Estado também receberá Astrazeneca e Pfizer
No mesmo documento em que anuncia as 188.800 doses da Coronavac, o Ministério da Saúde informa que irá enviar, provavelmente no mesmo dia, mais 269.100 doses da Astrazeneca e 39.780 doses da Pfizer. A SES aguarda a confirmação da data do envio dos imunizantes.
Em relação à segunda dose da Astrazeneca, foram distribuídas doses suficientes para completar o esquema vacinal de todos os imunizados com a primeira dose desse fabricante que estariam em tempo de tomar a D2.
Com pouca vacina contra a Covid, Estado orienta a usar sobras
D2 da Coronavac em Santa Maria
Além disso, há estoque no RS para D2 de todos os que precisam completar o esquema vacinal até, pelo menos, a metade de julho.
Quanto à segunda dose da Coronavac, que foi adiada em Santa Maria por falta de vacina, a prefeitura retomará a imunização na quarta-feira (19).
Das 8h ao meio, serão vacinados idosos que têm 65 anos ou mais e que tomaram a primeira dose nos dias 1º e 3 de abril.
(Com informações do RS)