Paralelo 29

GILSON PIBER: Por uma Santa Maria mais limpa

Santa Maria merece ser uma cidade mais limpa e bonita/Foto: José Mauro Batista, Paralelo 29

GILSON PIBER

Jornalista

Como santa-mariense prestes a completar 53 anos de vida, ouso dizer que o Coração do Rio Grande é um bom lugar para se morar. Tem, sim, seus problemas, como a ampla maioria das cidades brasileiras de médio porte.

Ao completar 163 anos, avalio que Santa Maria precisa ser melhor cuidada como área territorial. Falo na limpeza e na beleza, talvez parceiras ao atrair um primeiro olhar positivo.

E tal cuidado não depende só da administração municipal, desta ou das anteriores, mas sim de toda a população. Isso vale para quem reside no centro, nos bairros, nas vilas e na área rural.

GILSON PIBER – Opinião: Pandemia rejuvenesce

É bem verdade que vivemos o cenário da pandemia de covid-19. Porém, zelar pela limpeza da cidade não é algo tão difícil. Vejo como uma questão de atitude e também de cidadania.

No artigo “A cidade e os cidadãos”, o sociólogo e economista Pedro Jacobi destaca que é importante “pensar a cidade como um espaço de usufruto do cotidiano, como um lugar de encontro e não de desencontro.”  

E compartilhar o cotidiano como lugar de encontro passa, também, por termos uma cidade limpa e mais agradável aos olhos.

GILSON PIBER – Opinião: Até o Censo cortaram

Limpa do lixo nas ruas e nas áreas de lazer, limpa da poluição visual e sonora nos mais variados locais, enfim, com foco na salvaguarda do direito fundamental ao meio ambiente equilibrado.

Apesar de constantes reformas, centro da cidade merece mais atenção/Foto: José Mauro Batista, Paralelo 29

É desagradável ver o péssimo estado dos prédios da Casa de Cultura e do Clube Caixeiral, no centro de Santa Maria, bem como da própria Praça Saldanha Marinho e do Calçadão, eterno local em obras.

Tais imagens, vamos combinar, não compõem um belo cartão de visita. Reconheço os esforços da prefeitura para mudar tal quadro, mas as cenas são visíveis na atualidade.

LUDWIG LARRÉ – Crônica: O aniversário

Aproveito para saudar a nova ação realizada na Estrada do Perau, fruto da parceria entre os Executivos de Santa Maria e de Itaara.

O Projeto ReViva Perau transforma o ambiente de lazer com as melhorias implementadas e oferece à população mais um espaço para quem gosta de desfrutar das belezas naturais da região. Cabe, agora, aos moradores e turistas, zelarem pela manutenção do local.

Finalmente, cada ação feita, por mais simples que seja, é um passo na caminhada para transformar Santa Maria em uma cidade mais bem cuidada, limpa e agradável.

Murais do Parque Itaimbé são um exemplo de boas initiciativas/Foto: José Mauro Batista, Paralelo 29

É papel de cada habitante cobrar e fazer a sua parte nesse processo. Outro dia, no Parque Itaimbé, vi várias pessoas tirando fotos junto aos murais que foram pintados em alguns lugares.

Fiquei muito contente em assistir a essas ações. Nietzsche já dizia que “temos a arte para não morrer da verdade.”

Compartilhe esta postagem

Facebook
WhatsApp
Telegram
Twitter
LinkedIn