Paralelo 29

SILNEI SCHARTEN SOARES: Games, mídia e Saudades (I)

SILNEI SCHARTEN SOARES

Doutor em Comunicação e especialista em cinema

No dia 4 de maio, Fabiano Kipper Mai, de 18 anos, invadiu uma creche em Saudades, no oeste de Santa Catarina, e matou, a golpes de faca e facão, cinco pessoas: uma professora, uma agente educacional e três crianças, todas com menos de 2 anos de idade. Uma criança de 1 ano e 8 meses foi ferida e está hospitalizada.

Preso em flagrante, Fabiano tentou se matar. Ele está internado na UTI de um hospital em Chapecó, para onde foi transferido pela polícia por receio de que poderia ser linchado pela população local.

Fabiano trabalhava numa fábrica de roupas e calçados, fazendo bordado em confecções. Segundo reportagem do Diário Catarinense, o delegado que investiga o caso disse que Fabiano é um “rapaz problemático”, que sofria bullying na escola e “passava muito tempo no quarto jogando games violentos” (1) . Seu computador foi apreendido pela polícia. 

SABRINA SIQUEIRA: A polícia e o cortiço

“Jogos violentos foi o motivo do massacre em creche: ‘Ele matou as crianças por jogar isso’” (2) .

A chamada da matéria de outro site na internet escancara o que a reportagem do Diário Catarinense deixara apenas insinuado: Fabiano matou 5 pessoas na creche em Saudades porque era um gamer.

O site sensacionalista não atribui a ninguém a frase citada entre aspas. Ao final do texto, afirma: “segundo as autoridades o que teria motivado o adolescente de 18 anos, foram os jogos violentos que ele adorava jogar, que mexeram com a cabeça do jovem rapaz, que segundo relatos sofria bullying na escola e se sentia muito solitário”.

BELINDA PEREIRA – Artigo: Amor de Mãe

Atribui-se às “autoridades” a afirmação de que o crime foi motivado pelos “jogos violentos” que Fabiano “adorava jogar”. Confirmando a reportagem do Diário Catarinense, o site especialista em click bait (3)   também diz que Fabiano era solitário e sofria bullying na escola.

Nenhuma das reportagens sequer levanta a possibilidade de que a motivação do crime possa ter sido o bullying que Fabiano sofria na escola ou sua vida solitária. Velada ou abertamente, o tribunal da mídia afirma que Fabiano matou porque era gamer.

JULIO PUJOL: CPI, e agora?

Será?

Jogos nos ensinam muito sobre nós mesmos. São capazes de nos revelar traços de nossa própria personalidade.

E nos permitem um exercício de autorreflexividade. Por meio deles, olhamos para nós com mais consciência.

Além de divertir e nos ajudar a passar o tempo, um game também é isso: um espelho, onde o melhor e o pior de nós mesmos aparecem com nitidez.

Isso pode ser demonstrado. Que games conduzam a assassinatos, é pura especulação.”

RODRIGO DIAS: As consequências jurídicas das fake news

…………

1)https://www.nsctotal.com.br/noticias/assassino-usou-rojoes-em-ataque-a-creche-em-sc-e-planejou-crime-por-10-meses-diz-policia (acesso em 10 de maio de 2021)

2) Não vou divulgar o endereço do site. Não quero que um texto meu remeta a esse tipo de conteúdo. Quem quiser ler a “reportagem” na íntegra, pode encontrá-la facilmente pesquisando pelo título em algum mecanismo de busca.

3) Clickbait é o uso de títulos sensacionalistas para gerar mais cliques no conteúdo e, consequentemente, mais verba de publicidade online. A expressão em inglês significa “isca de cliques” ou “caça-cliques”.

Compartilhe esta postagem

Facebook
WhatsApp
Telegram
Twitter
LinkedIn

Publicidade

Relacionadas

Mais Lidas

Nothing found!

It looks like nothing was found here!