Os católicos de Santa Maria e região vivem um momento de expectativa pelo anúncio do novo arcebispo metrolitano de Santa Maria, que substituirá Dom Hélio Adelar Rubert, no cargo desde 2004.
Conforme comunicado da Arquidiocese de Santa Maria, o nome do novo arcebispo deverá ser anunciado às 7h desta quarta-feira, 2, (horário de Brasília) no site do Vaticano, em Roma. O Papa Francisco escolheu o substituto a partir da aposentadoria de Dom Hélio.
Arquidiocese arrecada alimentos para 500 cestas básicas
Clima de mistério
No comunicado à imprensa, o padre Enio Rigo, assessor de Comunicação da Arquidiocese, dá as boas vindas ao novo chefe da Igreja Católica na região, porém sem citar o nome.
“Mesmo em tempos de velocidade da comunicação, a Igreja, fiel à sua tradição, somente divulga o nome e a sua biografia quando a página do Vaticano, em Roma, publicar”, diz a nota.
Na missa da Romaria, bispo ataca a “cultura da morte”
Posse será em agosto
.A posse do novo arcebispo está confirmada para o dia 15 de agosto, às 10h, no Santuário Basílica da Medianeira em celebração especial.
A Arquidiocese de Santa Maria, que tem 39 municípios sob seu comando, foi instalada em 2013, quando a então Diocese ganhou novo status.
Por conta disso, a Catedral Diocesana foi rebatizada como Catedral Metropolitana de Santa Maria.
Romaria da Medianeira será de carro e pela Internet
Adeus ao bispo desportista
Dom Hélio assumiu a chefia da Igreja Católica na região em 2004, substituindo Dom Ivo Lorscheider, que morreu em 2007, aos 79 anos.
Se Dom Ivo ficou conhecido nacionalmente e até fora do Brasil como o bispo que enfrentou a ditadura militar quando era presidente da CBBB, seu sucessor teve uma passagem bem mais discreta em termos de ação política.
No entanto, seu episcopado não passou despercebido por ações pastorais e, principalmente, pelo espírito desportista.
Feicoop presencial vai depender da pandemia
Colorado de carteirinha
Colorado de carteirinha e também torcedor do Inter-SM, Dom Hélio frequentou o estádio Presidente Vargas, conhecido como baixada Melancólica, prestigiando o clube local em jogos importantes e decisivos.
Dom Hélio, hoje com 76 anos, também chamou a atenção por praticar esportes, inclusive uma modalidade radical, o montanhismo.