A prefeitura de Santa Maria disponibilizou seis números telefônicos para moradores atingidos pelo temporal registrado na madrugada e na manhã desta quinta-feira (24) comunicarem ocorrências e pedirem ajuda. O vendaval destelhou pelo menos 45 residências.
Três órgãos estão atendendo pedidos de socorro da população de Santa Maria: Corpo de Bombeiros, Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp) e Defesa Civil Municipal.
Conforme institutos de metereologia, as rajadas de vento na cidade chegaram a atingir 78 km/h, e choveu mais de 75 milímetros.
Prefeitura testará cães para identificar casos de leishmaniose em SM
ONDE PEDIR AJUDA
BOMBEIROS
- 193
CENTRO INTEGRADO DE OPERAÇÕES DE SEGURANÇA PÚBLICA (CIOSP)
- 153
- 99167-4728 (Whatsapp)
- 99167-8452 (Whatsapp)
DEFESA CIVIL MUNICIPAL
- 3222-5192
- 99110-7940 (Whatsapp)
Lei dispensa alvará para empresas de baixo risco em Santa Maria
Destelhamento e árvores tombadas
Conforme balanço da Defesa Civil, a prefeitura distribuiu mais de 400 metros de lona para as 45 casas destelhadas. Não há informações de pessoas desalojadas ou desabrigadas em Santa Maria.
No entanto, seis casas foram alagadas e oito árvores tombaram, sendo três em fios de alta tensão da rede de energia elétrica.
Prefeitura confisca meia tonelada de carne e queijo sem procedência
Residência interditada
Em outra ocorrência, a Defesa Civil precisou interditar totalmente uma residência na Rua Castro Alves, no bairro Perpétuo Socorro.
A interdição foi em decorrência da queda do muro da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Perpétuo Socorro, que fica ao lado da casa e oferecia risco aos moradores. Ainda, na mesma escola, foi registrado danos no telhado e infiltração que atingiu duas salas de aula.
Desde as primeiras horas da manhã, a Defesa Civil atendeu dezenas de ocorrências (mais informações aqui).
Parque dos Morros pode receber recursos federais
Telhado cai sobre veículo
O telhado de um escritório caiu em cima de um veículo na Rua Osório Quadros Sobrinho, no Residencial Novo Horizonte, em Camobi.
À tarde, a Defesa Civil moradora comunicou sobre a situação de uma árvore na Avenida Borges de Medeiros, na esquina com a Rua dos Andradas.
A proprietária de uma floricultura relatou que, durante a noite um galho caiu na calçada e, por ser uma árvore de grande porte, poderá tombar.
Além das lonas para socorrer quem teve a casa destelhada, a Defesa Civil entregou ainda 10 cestas básicas para famílias em vulnerabilidade.
(Com informações da Secretaria Extraordinária de Comunicação da prefeitura de Santa Maria)