GILSON PIBER
Jornalista
Em recente reunião realizada pela Comissão de Educação da Câmara dos Deputados, a coordenadora-geral da Campanha Nacional pelo Direito à Educação, Andressa Pellanda, destacou que a pandemia de Covid 19 fez com que a falta de investimentos na formação continuada dos professores ficasse evidente.
Conforme Andressa, a diminuição dos recursos para educação desde a emenda do teto de gastos prejudica o cumprimento das metas e compromete o futuro da educação no Brasil.
“E aí a gente precisa de fato avançar na continuação da regulamentação do Fundeb, do Sistema Nacional de Educação, do custo aluno-qualidade para que a gente possa garantir um avanço em todo o Plano Nacional de Educação”, explicou.
PIBER: A Covid e o inverno *
Desta forma, das 20 metas propostas pelo Plano Nacional de Educação (PNE), somente cinco foram cumpridas e, mesmo assim, parcialmente.
Propostas como a universalização de creches e a permanência dos alunos nas escolas não foram cumpridas e ainda retrocederam.
O PNE foi aprovado em 26 de junho de 2014 e tem validade de 10 anos. Esse plano estabelece diretrizes, metas e estratégias que devem reger as iniciativas na área da educação.
Por isso, todos os estados e municípios devem elaborar planejamentos específicos para fundamentar o alcance dos objetivos previstos – considerando a situação, as demandas e necessidades locais.
PIBER: Doar sangue é viver
De acordo com a editora da revista da Associação Nacional de Pesquisa em Financiamento da Educação, Márcia Jacomine, existem 37 milhões de crianças, jovens e adultos que dependem do sistema público de ensino.
Porém, os recursos para financiamento da educação têm um déficit de quase 53 bilhões de reais.
A deputada Professora Dorinha Seabra Rezende (DEM-TO) salientou que é preciso iniciar o debate para o próximo PNE com toda a sociedade, para que as falhas no cumprimento das metas atuais possam ser corrigidas.
“Em que pese estar previsto na Constituição, não adianta fazer de qualquer forma. O debate faz uma enorme diferença no processo de construção e movimentação da sociedade”, ressaltou a parlamentar.
PIBER: A Covid e o caos
Para o representante da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES), Marcelo Acácio, se as metas do PNE já estivessem sendo cumpridas, os efeitos da pandemia sobre os alunos e professores teria sido menor.
Acácio destacou que é preciso fazer avaliações anuais e detalhadas da implementação do PNE como forma de garantir o acompanhamento da comunidade escolar sobre o andamento das metas.
Especialistas enfatizam que a democratização do acesso à tecnologia vai estar entre as novas prioridades para a educação do Brasil.
A pandemia de Covid-19 tem mostrado isso. O debate é amplo e precisa ser encarado com diálogo, racionalidade e proposições exequíveis.
GILSON PIBER: A árdua missão de fiscalizar
Paulo Freire dizia que o diálogo é “uma espécie de postura necessária, na medida em que os seres humanos se transformam cada vez mais em seres criticamente comunicativos.
O diálogo é o momento em que os seres humanos se encontram para refletir sobre sua realidade tal como a fazem e a refazem”.
Para saber mais sobre o PNE, clique AQUI e confira.
*Com informações da Câmara Federal