Paralelo 29

PIBER: PNE precisa avançar

Foto: Wilson Dias, Agência Brasil

GILSON PIBER

Jornalista

Em recente reunião realizada pela Comissão de Educação da Câmara dos Deputados, a coordenadora-geral da Campanha Nacional pelo Direito à Educação, Andressa Pellanda, destacou que a pandemia de Covid 19 fez com que a falta de investimentos na formação continuada dos professores ficasse evidente.

Conforme Andressa, a diminuição dos recursos para educação desde a emenda do teto de gastos prejudica o cumprimento das metas e compromete o futuro da educação no Brasil.

“E aí a gente precisa de fato avançar na continuação da regulamentação do Fundeb, do Sistema Nacional de Educação, do custo aluno-qualidade para que a gente possa garantir um avanço em todo o Plano Nacional de Educação”, explicou.

PIBER: A Covid e o inverno *

Desta forma, das 20 metas propostas pelo Plano Nacional de Educação (PNE), somente cinco foram cumpridas e, mesmo assim, parcialmente.

Propostas como a universalização de creches e a permanência dos alunos nas escolas não foram cumpridas e ainda retrocederam.

O PNE foi aprovado em 26 de junho de 2014 e tem validade de 10 anos. Esse plano estabelece diretrizes, metas e estratégias que devem reger as iniciativas na área da educação.

Por isso, todos os estados e municípios devem elaborar planejamentos específicos para fundamentar o alcance dos objetivos previstos – considerando a situação, as demandas e necessidades locais.

PIBER: Doar sangue é viver

De acordo com a editora da revista da Associação Nacional de Pesquisa em Financiamento da Educação, Márcia Jacomine, existem 37 milhões de crianças, jovens e adultos que dependem do sistema público de ensino.

Porém, os recursos para financiamento da educação têm um déficit de quase 53 bilhões de reais.

A deputada Professora Dorinha Seabra Rezende (DEM-TO) salientou que é preciso iniciar o debate para o próximo PNE com toda a sociedade, para que as falhas no cumprimento das metas atuais possam ser corrigidas.

“Em que pese estar previsto na Constituição, não adianta fazer de qualquer forma. O debate faz uma enorme diferença no processo de construção e movimentação da sociedade”, ressaltou a parlamentar.

PIBER: A Covid e o caos

Para o representante da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES), Marcelo Acácio, se as metas do PNE já estivessem sendo cumpridas, os efeitos da pandemia sobre os alunos e professores teria sido menor.

Acácio destacou que é preciso fazer avaliações anuais e detalhadas da implementação do PNE como forma de garantir o acompanhamento da comunidade escolar sobre o andamento das metas.

Especialistas enfatizam que a democratização do acesso à tecnologia vai estar entre as novas prioridades para a educação do Brasil.

A pandemia de Covid-19 tem mostrado isso. O debate é amplo e precisa ser encarado com diálogo, racionalidade e proposições exequíveis.

GILSON PIBER: A árdua missão de fiscalizar

Paulo Freire dizia que o diálogo é “uma espécie de postura necessária, na medida em que os seres humanos se transformam cada vez mais em seres criticamente comunicativos.

O diálogo é o momento em que os seres humanos se encontram para refletir sobre sua realidade tal como a fazem e a refazem”.

Para saber mais sobre o PNE, clique AQUI e confira.

*Com informações da Câmara Federal

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