O governo do Estado retirou o Alerta para Covid-19 emitido para a região de Santa Maria. O Gabinete de Crise entendeu que houve melhora no cenário da pandemia nos municípios, com redução do número de casos e de internações em leitos clínicos e de UTI.
Além de Santa Maria, o governo também retirou os Alertas para as regiões de Bagé, Cruz Alta, Erechim e Ijuí. O anúncio é desta quarta-feira (7).
• Confira aqui o histórico de cada uma das 21 regiões Covid.
ONDE MELHOROU
BAGÉ
- A região apresentou quedas acentuadas no número de internados por Covid-19, tanto em leitos clínicos como em UTI
- A queda na taxa de mortalidade também chama a atenção, tendo alcançado índice semelhante ao do Estado
CRUZ ALTA

- A incidência de casos confirmados de Covid chama a atenção na região de Cruz Alta, onde os registros têm caído pelo menos desde 11 de junho
- O número de óbitos vem caindo desde meados do mês passado também e, desde o início desta semana, é inferior à média estadual
ERECHIM
- A região de Erechim é outra que registra queda expressiva no número de confirmados com Covid, tendo chegado a 553 casos por 100 mil habitantes no dia 15 de junho e, na terça (6/7), caiu para uma taxa de 226,7 por 100 mil habitantes, bem próximo da média estadual (209,5)
- O número de óbitos e a queda persistente de internados em leitos clínicos contribuíram
IJUÍ
- Ijuí também apresenta queda no número de internados por Covid-19 desde o início do mês de junho, principalmente nos leitos clínicos
- Além disso, é a quinta região Covid com maior porcentagem da população com esquema vacinal completo
SANTA MARIA
- Na região de Santa Maria, a situação é semelhante, com redução no número de casos confirmados Covid e redução das internações em leitos clínicos e UTI
Alerta mantido para sete regiões
Por outro lado, o governo estadual manteve Alerta para as regiões de Cachoeira do Sul, Caxias do Sul, Palmeira das Missões, Passo Fundo, Pelotas, Santa Rosa e Uruguaiana.

Essas regiões receberam relatórios atualizados da sua situação. Desta forma, as equipes regionais podem avaliar quais medidas irão adotar para melhorar os indicadores da pandemia.
Leite reforça apelo aos gaúchos
Quanto às regiões que tiveram melhora nos indicadores, o governador Eduardo Leite (PSDB) destacou que a vacinação está “avançando em bom ritmo”. No entanto, ele ressaltou que a população deve manter os cuidados.
“É algo a se comemorar, sim, a melhora de indicadores, mas é importante ressaltar que a retirada dos Alertas não pode implicar no relaxamento nos cuidados. Pelo contrário, quer dizer que devemos seguir com eles, porque estão dando certo”, disse o governador.
Leite ressaltou que a manutenção das medidas sanitárias, como os cuidados pessoais (higienização das mãos e, principalmente, uso de máscara e distanciamento entre pessoas), são fundamentais para conter o vírus, preservar vidas e manter a economia funcionando.
(Com informações do governo do RS)