Paralelo 29

COVID: Santa Maria vai antecipar segunda dose da Astrazeneca

Santa Maria vai ajustar calendário de vacinação/Foto: SES, Divulgação

A prefeitura de Santa Maria vai ajustar o calendário de vacinação contra a Covid-19 para antecipar a aplicação da segunda dose da Astrazeneca, a partir da próxima segunda-feira (19).

Até o final desta semana, a Secretaria de Saúde vai divulgar as novas datas para aquelas pessoas que terão que completar a imunização.

Por isso, quem fez a primeira dose da Astrazeneca, que é a mesma Oxford/Fiocruz, deve ficar atento aos veículos oficiais de comunicação a fim de receber as informações corretamente.

O governo do RS anunciou segunda-feira (12) a redução do intervalo entre as duas doses da Astrazeneca e da Pfizer de 12 para 10 semanas.

COVID: Vacinação chegará aos 37 anos em Santa Maria

Objetivo é conter variante delta

A Secretaria Estadual da Saúde (SES) e o Conselho das Secretarias Municipais de Saúde do RS (Cosems/RS) decidiram antecipar a segunda dose diante das suspeitas de circulação da variante dela (originária da Índia) no Estado. A Fiocruz vai analisar as amostras para confirmar as suspeitas.

O objetivo da antecipação é garantir melhor resposta imune para essa nova variante, uma vez que apenas uma dose é pouco efetiva, segundo estudos.

Fiocruz: Brasil tem queda de mortes por Covid pela primeira vez no ano

RS armazenou Astrazeneca

O Rio Grande do Sul dispõe de 687.105 doses da vacina Astrazeneca para distribuição às Coordenadorias Regionais de Saúde (CRS) nos próximos dias.

Quanto a Pfizer, até o início de agosto não há intervalo entre doses fechando 10 semanas. Na próxima remessa que chegar ao Estado, deverão ficar reservadas 108.930 doses desse fabricante.

Todas as remessas daqui para frente que o Estado receber dessas duas fabricantes utilizarão o intervalo de 10 semanas.

COVID: Governo estadual retira Alerta da região de SM

Distribuição será nesta quarta-feira

Na manhã desta quarta-feira (14), A SES vai distribuir 308.575 doses da Astrazeneca às 18 Coordenadorias Regionais de Saúde. Os imunizantes serão para a segunda dose de quem recebeu a primeira dose há 10 semanas.

As demais doses serão distribuídas mais perto da data de conclusão do intervalo do próximo lote, que fecha em 23 de julho.

Na próxima remessa de Astrazeneca que chegar ao Estado, ainda ficarão reservadas 77.530 para alcançar o quantitativo de imunizantes da D2 que vence em 23 de julho.

(Com informações da prefeitura de Santa Maria e do governo do Estado)

Compartilhe esta postagem

Facebook
WhatsApp
Telegram
Twitter
LinkedIn