Paralelo 29

GILSON PIBER: O desafio de vencer a fome*

Foto: Agência Brasil, Arquivo

GILSON PIBER

Jornalista

A Organização das Nações Unidas (ONU) tinha o projeto de amenizar a fome mundial até 2030. Nas suas estimativas, naquele ano, a subalimentação ainda vai afetar cerca de 660 milhões de pessoas.

Porém, a pandemia de Covid-19 que assola o planeta vai atrasar os objetivos da proposta elaborada.

PIBER: Incapacidade de ver e viver*

A conclusão foi apresentada nessa segunda-feira (12), durante a conferência de apresentação do relatório “O Estado da Segurança Alimentar e Nutricional no Mundo 2021”, elaborado pela FAO, a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura. É o primeiro estudo do tema realizado pela ONU desde a chegada da pandemia.

Catador nas ruas de Santa Maria/Foto: José Mauro Batista, Paralelo 29

De acordo com o economista-chefe da FAO, Máximo Cullen, 811 milhões de pessoas sofreram com alguma restrição de alimentos em 2020.

O dado é alarmante e tem a chegada da pandemia como fator principal. Em 2019, a fome afetou 160 milhões de pessoas, número cinco vezes menor.

Outro dado apresentado na conferência foi que, em 2020, 2,4 bilhões de pessoas tiveram algum tipo de restrição alimentar.

PIBER: PNE precisa avançar

O número equivale à soma dos cinco anos anteriores. A população mundial, hoje, ultrapassa 7,8 bilhões de pessoas.

O relatório da FAO revelou ainda que a alta no preço da comida causou outro problema, para cerca de 3 bilhões de pessoas no planeta: com a queda na renda média, essa população ficou afastada da alimentação saudável.

E, com isso, além de aumentar a fome de alguns, levou muitos ao sobrepeso e à obesidade.

As crianças pagam um preço alto: mais de 149 milhões de menores de cinco anos de idade não estão crescendo de forma adequada e acima de 45 milhões estão com o peso muito abaixo do esperado. 

PIBER: A Covid e o inverno *

Além da FAO, o Fundo Internacional para o Desenvolvimento Agrícola, o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), a Organização Mundial da Saúde (OMS) e o Programa Mundial de Alimentos contribuíram para os dados trazidos no relatório.

Assim, vai ser necessário um esforço enorme para que o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) relacionado ao fim da fome no mundo seja alcançado. 

*Com informações da ONU News e Radioagência Nacional

Compartilhe esta postagem

Facebook
WhatsApp
Telegram
Twitter
LinkedIn