O grupo Máscara EnCena realizará nesta quinta-feira (15) e no próximo domingo (18) edição especial para Santa Maria do circuito digital “Máscara encena: 2068 em Movimento”. O projeto reúne filme, peça teatral, debate com artistas locais, vagas de curso e residência para artistas da região.
Nesta quinta, às 20h, por meio do Youtube, ocorrerá a apresentação online do filme “206820”. Já no domingo, também pelo Youtube, será a vez da peça teatral que inspirou o filme, intitulada “2068”.
ESPETÁCULO: A palhaça Ciska vai divertir casas e presídios femininos
AGENDE-SE
Quinta-feira, 15 de julho
- 20h – Apresentação do filme “206820”
Domingo, 18 de julho
- 18h – Apresentação da gravação da peça teatral “2068”
- 19h – Debate com a participação de Rossana de La Costa e Raquel Guerra
COMO ASSISTIR
- Todas as exibições do projeto serão públicas, e algumas terão versões com legendagem (LSE) e AD, tornando-se acessíveis ao público cego e surdo
- O acesso a toda programação estará disponível no site do grupo: www.mascaraencena.com
- Canal do Youtube do grupo Máscara Encena: www.youtube.com/channel/UCZ1YBAlekUUummCKYZTANGg
- 2068 (espetáculo): www.mascaraencena.com/2068 (para saber mais)
Atores vivem oito personagens
No espetáculo, os atores Alexandre Borin, Camila Vergara, Fábio Cuelli e Mariana Rosa dão vida a oito diferentes personagens confinados em um espaço de privação das liberdades individuais, em que, para se manter vivo, é preciso se alimentar constantemente de esperança.
A peça será seguida de debate ao vivo através do chat do próprio Youtube, tendo como convidados a professora adjunta do Departamento de Artes Cênicas do Centro de Artes e Letras da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) Rossana de La Costa e a integrante do Ateliê do Comediante e diretora Raquel Guerra.
MEL INQUIETA: Dois poemas e uma cena para encerrar o Mês da Mulher
AS DEBATEDORAS
ROSSANA DELLA COSTA
- Professora adjunta do Departamento de Artes Cênicas do Centro de Artes e Letras da UFSM
- Doutora pelo programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul em cotutela com a Université Paris Nanterre.
RAQUEL GUERRA
- Desenvolve projetos de pesquisa e produção cultural nas áreas do teatro, circo e audiovisual
- Doutora em Teatro pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), com pesquisa de tese sobre “Teatro, Cinema e Mídias Digitais: implicações artísticas e pedagógicas”
- Na UFSM, atua nos cursos de Licenciatura em Teatro e Artes Cênicas
- Integra o grupo Ateliê do Comediante, no qual participa dos espetáculos que integram o repertório do grupo
- Dirigiu e coordenou diversos projetos de registro e memória audiovisual das Artes Cênicas no Rio Grande do Sul e no Brasil
- É organizadora de eventos culturais como o “Encontro de Palhaços da Coxilha”, “Mostra de Teatro PIBID/UFSM”, “Outubro da Criança”, entre outros.
MEL INQUIETA: Três poemas e um manifesto em tempos covidianos
Sorteio de bolsas para artistas
Durante o debate, serão sorteadas 20 bolsas para artistas e alunos locais para curso gravado sobre a técnica de atuação com máscara expressiva.
Também serão reservadas a artistas locais duas vagas para a residência online ao vivo, com os fundadores do grupo Máscara EnCena, que se realizará em agosto.
MEL INQUIETA: Cinco poemas e uma crônica sobre lugares
Edições especiais em mais 5 cidades
Além de Santa Maria, o “Máscara EnCena: 2068 em Movimento” dedica edições especiais às cidades de Caxias do Sul, Montenegro, Bento Gonçalves, Rio Grande e Passo Fundo.
O projeto é bancado com recursos do governo do Rio Grande do Sul por meio do Pró-Cultura RS FAC (Fundo de Apoio à Cultura). A edição do projeto para Santa Maria conta com o apoio da UFSM.
(Com informações da Prática Comunicação)