Paralelo 29

Como estão os serviços que funcionavam na Secretaria de Segurança Pública

Governo do RS discutiu incêndio em prédio da SSP/Foto: Rodrigo Ziebel/Ascom GVG

Após o incêndio que atingiu o prédio da Secretaria da Segurança Pública (SSP), na capital, na noite da quarta-feira (14/7), o governo estadual está mobilizado para garantir todos os serviços prestados pela pasta.

Apenas os setores administrativos da Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe), da Secretaria da Administração Penitenciária (Seapen), do Instituto-Geral de Perícias (IGP) e do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) funcionavam no local, além dos serviços de emergência 190 da Brigada Militar, 193 dos Bombeiros e 197 da Polícia Civil.

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COMO ESTÃO FUNCIONANDO OS SERVIÇOS

Telefones de emergência 190, 193 e 197

Ligações para acionar a Brigada Militar podem ser feitas para o 190, assim como também para o 193, do Corpo de Bombeiros Militar; e o 197, para a Polícia Civil. O serviço está funcionando normalmente para todas as vinculadas.

Após o incêndio, o Departamento de Comando e Controle Integrado da SSP, responsável pela gestão de atendimento aos telefones de emergência das vinculadas e despachos de viaturas, foi mobilizado em caráter provisório para as dependências do 9º Batalhão de Polícia Militar.

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Disque-denúncia 181

O serviço de telefone Disque-Denúncia 181 está temporariamente inoperante, mas a SSP já está estudando uma alternativa para redirecionar os atendimentos para outra central.

O canal Denúncia Digital 181, no site da SSP (https://ssp.rs.gov.br/denuncia-digital), segue operando normalmente.

É possível encaminhar dados e informações sobre fatos criminosos acontecidos ou a acontecer, sobre pessoas envolvidas em delitos, desaparecidas e ou foragidas, assim como alertar sobre descumprimentos das regras de prevenção à Covid-19. Você não precisa se identificar e seus dados de navegação não serão gravados.

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Câmeras de monitoramento

Governador esteve no prédio que incendiou/Foto: Itamar Aguiar, Palácio Piratini

As câmeras de cerceamento eletrônico e todas as de videomonitoramento do município de Porto Alegre seguem operando normalmente.

Apenas 80 câmeras do Estado estão temporariamente inoperantes, mas ainda nesta quinta-feira (15) terão sua transmissão restaurada a partir de caminhões da Brigada com tecnologia de monitoramento por imagens.

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DETRAN

Serviços de habilitação e veículos

Estão acontecendo normalmente os serviços como aulas, exames médicos e psicológicos; exames práticos e teóricos; registro de veículos (emplacamentos, transferências); depósitos (remoções e liberações de veículos); e comercialização em desmanches.

Devido ao alto grau de virtualização dos serviços, os credenciados do Detran operam normalmente, não havendo prejuízo ao cidadão.

Ouvidoria e Disque-Detran

O atendimento ao cidadão também está operante. A Ouvidoria (denúncias e reclamações) e o Disque-Detran funcionam normalmente.

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Chat do Detran

O chat de atendimento virtual via site (https://www.detran.rs.gov.br/inicial) voltará a funcionar já na manhã de sexta-feira (16/7).

Tudo Fácil

O atendimento presencial no Tudo Fácil, zona sul e zona norte da capital, volta a operar na segunda-feira (19/7).

Canal Fale Conosco

O canal Fale Conosco está temporariamente inoperante.

Prazos de processos do Detran

O incêndio ocasionou a perda de aproximadamente 95 mil processos com recursos, defesas de multas e apresentação de condutores. Todos os prazos estão suspensos até nova comunicação oficial do Detran.

Sobre esses processos, o Detran realizará consulta na Procuradoria-Geral do Estado (PGE) para que não haja prejuízo ao cidadão.

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Junta Médica Especial de Porto Alegre

A Junta Médica Especial de Porto Alegre, que vinha sendo realizada no prédio, passará a ser realizada em Centros de Formação de Condutores a partir de segunda-feira (19).

SUSEPE

Monitoramento eletrônico, penitenciários e Infopen

Todos os serviços da Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe) estão funcionando normalmente, inclusive o monitoramento eletrônico, as penitenciárias e o Infopen (Informações Penitenciárias), disponível no site http://www.susepe.rs.gov.br. Alguns servidores foram realocados e outros estão em teletrabalho.

IGP

Perícias

Nenhum servidor do IGP foi ferido e todas as perdas foram apenas materiais. No prédio, não havia laudos, que hoje são todos eletrônicos. Dessa forma, não haverá prejuízo para as perícias e nem mesmo para as provas periciais, que não eram armazenadas no local.

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Atendimento por telefone

O telefone (51) 3288-5150 está temporariamente suspenso em razão do incêndio. Casos de extrema urgência para carteira de identidade podem ser atendidos pelo telefone (51) 3223-6122.

Departamento de Identificação do IGP

O Departamento de Identificação do IGP em Porto Alegre está funcionando apenas pelo telefone (51) 3223-6122.

Carteiras de identidade

O agendamento para carteiras de identidade pode ser feito pelo site do IGP (www.igp.rs.gov.br) ou, em casos extremamente urgentes, pelo telefone (51) 3223-6122.

(Com informações do governo do RS)

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