Paralelo 29

Três novos controladores começarão a multar em Santa Maria

A partir de segunda-feira (19), a prefeitura de Santa Maria vai multar motoristas que cometerem infrações de trânsito nas avenidas João Luiz Pozzobom, Hélio Basso e Walter Jobim.

A Secretaria de Mobilidade Urbana instalou três controladores de tráfego nessas vias. Já há outros controladores em operação desde junho na cidade. Nessas três vias, o limite máximo de velocidade é 50km/h.

Câmeras vão monitorar descarte irregular de lixo em Santa Maria

ONDE FICARÃO OS NOVOS CONTROLADORES

* Avenida João Luiz Pozzobon – 50 Km/h

* Avenida Hélvio Basso – 50 Km/h

* Avenida Walter Jobim – 50 Km/h

Vídeo mostra GM evitando furto em posto de saúde

Apenas excesso de velocidade

De acordo com o secretário de Mobilidade Urbana, Orion Ponsi, a atuação no controle de tráfego, com foco na velocidade dos veículos que transitam pelas vias urbanas e nas infrações de risco, visa reduzir acidentes.

Conforme ressalta o secretário, nas avenidas João Luiz Pozzobon, Hélvio Basso e Walter Jobim, os controladores vão registrar apenas a placa dos veículos que excederem o limite de velocidade.

Golpistas pedem R$ 1,6 mil por obra em avenida de Santa Maria

SM já tem outros seis equipamentos

Já nas outras seis vias em que os controladores operam desde 21 de junho, somente durante a madrugada, da meia-noite às 6h, estão isentos de infração os motoristas que passarem o sinal vermelho do semáforo e os que avançarem sobre a faixa de segurança.

Controladores fazem parte do cercamento eletrônico/Foto: João Vilnei, SEC, PMSM

No entanto, a infração por excesso de velocidade durante a madrugada será registrada, gerando multa ao motorista infrator.

Agentes de trânsito autuam 17 motoristas e recolhem cinco veículos

  • Rua do Acampamento com a Avenida Medianeira – 40 Km/h
  • Avenida Nossa Senhora das Dores com a Rua General Neto – 50 Km/h
  • Avenida Rio Branco com a Rua Vale Machado – 50 Km/h
  • Avenida Presidente Vargas com a Avenida Borges de Medeiros – 50 Km/h
  • Avenida Medianeira com a Rua Duque de Caxias – 50 Km/h
  • Avenida Medianeira com Rua Barão do Triunfo – 50 Km/h

Venâncio lidera ranking com 241 autuações de trânsito em maio

Com base no levantamento estatístico de acidentes realizado pela Secretaria de Mobilidade Urbana, com dados de 2019 e 2020, atropelamento é a maior causa de mortes no trânsito em Santa Maria, e as colisões laterais envolvendo motociclistas são a maior causa de lesões corporais.

“Nosso objetivo é coibir o excesso de velocidade, que está relacionado com os agravamentos dos danos e com o risco à vida nos sinistros de trânsito. O monitoramento se dará em tempo real, 24 horas por dia, sete dias na semana”, explica o secretário Ponsi.

RODRIGO DIAS – Opinião: O que mudou nas regras de trânsito

De olho no crime também

Os controladores de tráfego instalados nas principais vias da cidade têm várias funções, entre elas: verificar veículos furtados, clonados, envolvidos em ocorrências ou procurados pela polícia no contexto do sistema de cercamento eletrônico

Em relação ao trânsito, servem para o  controle de tráfego, para fiscalizar e inibir excesso de velocidade, assim como fiscalizar e inibir passagens de veículos em sinal vermelho do semáforo e as paradas sobre as faixas de pedestre. O propósito é melhorar a segurança no trânsito.

Novas regras de trânsito começam a valer

Etapa do cercamento eletrônico

Os controladores de tráfego fazem parte de mais uma etapa do cercamento eletrônico, sendo a concretização de um projeto moderno e inovador de segurança, proposto pela prefeitura de Santa Maria.

O cercamento eletrônico contempla ainda o videomonitoramento de pontos estratégicos da cidade por mais de 800 câmeras com a mais alta tecnologia e que tem sua central funcionando junto ao Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp).

(Com informações da Secretaria Extraordinária de Comunicação da prefeitura de Santa Maria)

Compartilhe esta postagem

Facebook
WhatsApp
Telegram
Twitter
LinkedIn