A empresa Brita Pinhal trabalha na construção de uma galeria de concreto armado na Avenida Presidente Vargas, no Bairro Patronato, em Santa Maria. Ao custo de R$ 942,7 mil com recursos próprios, a obra emergencial visa resolver o problema de uma cratera aberta após uma forte chuva em setembro do ano passado. Não há prazo para conclusão.
De acordo com a Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos, a galeria tem cerca de quatro metros de extensão e terá a função de proteger melhor a base do solo no entorno, por onde escorre um córrego.
A nova galeria é o prolongamento da galeria que já existia nesse trecho da avenida. Ao lado dessa galeria está sendo colocada uma estrutura com pedras e arames, com seis metros de largura e três metros de altura para garantir melhor estabilidade do aterro/talude.
SM: Prefeitura gasta R$ 2 milhões por ano com casas de passagem
Estrutura gigante
Em outra frente de atuação, a Prefeitura está colocando a proteção de taludes com muros de contenção. Nesse local, já foram montados mais de 40 metros de estrutura. A previsão é que sejam necessários aproximadamente 60 metros de largura da estrutura.
Na sequência da obra, nas próximas semanas, a estrutura de gabião (uma espécie de gaiola de pedra e madeira) será colocada desde o córrego até a altura da pista asfaltada. Começará com cinco metros de altura no ponto mais alto. Após, descerá até chegar a dois metros na parte mais baixa.
A obra está sendo realizada entre a Avenida Maurício Sitotsky Sobrinho e a Rua Visconde Mauá, no sentido bairro-centro. Depois de pronta essa etapa, a Prefeitura vai recuperar a calçada e parte da via.
Prefeitura implanta conversão à esquerda para veículos em dois trechos da Borges
Bloqueio e desvios no trânsito
O trecho permanece com bloqueio e está sinalizado para melhor orientar os motoristas. Agentes da Coordenadoria de Trânsito e Mobilidade Urbana (CTMU) monitoram o fluxo de veículos e orientam os usuários do transporte coletivo.
Durante a execução dos serviços, o trânsito no sentido Bairro-Centro está sendo desviado na contramão da Presidente Vargas, no lado oposto da avenida, no trecho entre a Maurício Sirotsky Sobrinho e a Visconde de Mauá. Já para os motoristas que trafegam no sentido Centro-Bairro, o desvio será à direita pela Rua dos Lírios, em direção à Avenida Maurício Sirotsky Sobrinho.
População pode destinar parte do Imposto de Renda para projetos sociais
Retirada temporária de parada de ônibus
Outra mudança necessária foi a retirada temporária da parada de ônibus no trecho com bloqueio. Por isso, os usuários do transporte coletivo devem se deslocar até a parada que fica próxima à Rua Carlos Gomes.
O trânsito no trecho com bloqueio entre a Avenida Maurício Sirotsky Sobrinho e a Rua Visconde de Mauá está liberado apenas para a parte comercial e para o acesso ao Colégio Antônio Alves Ramos e à Faculdade Palotina (Fapas), assim como a entrada e a saída das residências do local.
(Com informações da Secretaria Extraordinária de Comunicação da Prefeitura de Santa Maria)