Paralelo 29

Observatório da UFSM alerta para aumento de casos de Covid em Santa Maria

/Foto: José Mauro Batista, Paralelo 29

Os casos de Covid-19 voltaram a crescer expressivamente em Santa Maria. Os casos ativos (pessoas infectadas que podem transmitir o vírus para outras) cresceram significativamente em cinco dias. No boletim da Prefeitura no dia 1º de janeiro, havia 9 casos ativos. No boletim desta quinta-feira (6), o número de casos ativos já somava 135.

Nesse mesmo período de menos de uma semana, 177 pessoas se infectaram pelo coronavírus em Santa Maria. No dia 1º, o município tinha 46.361 casos confirmados, enquanto que no boletim desta quinta, o número subiu para 46.358.

Ainda nesse período, 27 pessoas saíram da lista de pacientes infectados para pacientes recuperados. O número total de santa-marienses recuperados ou em recuperação em toda a pandemia já soma 43.549. Já o número de casos confirmados desde o início da pandemia está em 46.538. Desde a primeira morte, Santa Maria registra 835 óbitos.

RS registra primeiro caso de infecção por influenza e coronavírus

Professor considera números preocupantes

O professor Luís Felipe Dias Lopes, coordenador do Observatório de Informações em Saúde da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e responsável pela atualização diária dos números, considera a situação bastante preocupante.

Desde o início da pandemia, de Covid-19, o professor, que é lotado no Departamento de Estatística da UFSM, é responsável pelos números do Observatório referentes ao coronavírus. Segundo Lopes, os números atuais demonstram que há uma explosão de casos de Covid-19 na cidade.

Um gráfico produzido pelo Observatório da UFSM mostra a evolução da média móvel dos casos de Covid-19 no período de um mês em Santa Maria.

Covid: governo anuncia vacinação de crianças sem exigência de receita

“Tínhamos um caso por dia, passamos de 30”

“Estávamos com um caso por dia, passamos para mais de 30 casos em média. A consequência é no número de casos, certamente por causa da variante ômicron”, diz o professor.

Lopes lembra que o problema maior está no grupo de pessoas que não se vacinaram. Essas pessoas, segundo o professor, poderão ter complicações e correm risco de internação. Ele cita como exemplo o município de Alegrete, que já tem cinco pessoas internadas.

Em relação à prevenção contra o coronavírus, o professor reforça a necessidade de uso de máscara e de higienização das mãos com álcool em gel. Isso tudo não substitui a vacinação, que é o meio mais eficaz para combater o vírus.

Confirmada transmissão comunitária da ômicron em Santa Maria

Procura por testes também dispara

O crescimento dos casos suspeitos de Covid-19 também aparecem na procura por testes RT-PCR no Centro de Referência da Covid em Santa Maria.

Conforme a Prefeitura divulgou nesta quinta-feira, a média diária de testes para diagnóstico da Covid-19 aumentou de quatro a cinco vezes em relação à semana passada, quando a média diária ficava entre 20 e 30 coletas. Nesta quinta a média de procura por testes chegou a 130.

Casos ativos*135

Compartilhe esta postagem

Facebook
WhatsApp
Telegram
Twitter
LinkedIn