Paralelo 29

Morre ex-vereadora Circe Rocha, fundadora do Sindicato dos Professores Municipais

Foto: Divulgação, CVSM

Morreu na madrugada deste sábado (15), por volta das 2h38min, a professora Circe Terezinha Rocha, aos 68 anos. Ela é fundadora do Sindicato dos Professores Municipais de Santa Maria (Sinprosm) e foi vereadora pelo PT na cidade.

Circe, que completaria 69 anos em abril, estava internada desde 27 de agosto do ano passado, no Hospital de Caridade Dr Astrogildo de Azevedo (HCAA). Antes disso, ela já havia sido internada no mesmo hospital, inclusive, na UTI por conta de um AVC. A causa da morte não foi informada.

Amigos, colegas e sindicalistas lamentaram a morte de Circe. O Sinprosm e a Câmara de Vereadores de Santa Maria divulgaram notas nas redes sociais lamentando o falecimento da professora e ex-vereadora.

Música gaúcha de luto: morre Berenice Azambuja

Homenagens à professora

Segundo nota do Sinprosm, Circe foi “uma das mais destacadas lideranças da história da entidade”. A professora, que já estava aposentada, foi “presença permanente nas lutas da categoria mesmo antes da fundação do Sinprosm”.

A Prefeitura de Santa Maria decretou luto oficial de um dia pela morte da professora. Nas redes sociais, não param de chegar mensagens de carinho, homenagens e comentários.

Ex-secretário municipal de Santa Maria não resiste à Covid-19

“Muito triste com a partida da Circe Rocha. Nos conhecíamos desde o final da década de 1980. Trabalhei com ela no Sindicato dos Professores Municipais entre 1991 – 1992 e 1994-1998. Que outras Circes se espalhem por este mundão”, postou a jornalista e professora universitária Márcia Franz Amaral, que também homenageia outras dirigentes sindicais que marcaram época na entidade.

Circe liderou lutas políticas e sindicais desde a década de 70 e chegou a ser demitida/Foto: Reprodução, Facebook

Também jornalista e professor universitário, Gilson Piber escreveu: “A notícia da partida da professora Circe Rocha traz muita tristeza. Destaco a sua luta pela educação, o trabalho no Sinprosm e a atuação como vereadora. Circe foi intensa em tudo o que fez, uma guerreira, uma lutadora incansável. Gritou, esbravejou e fez o bom combate. Deixa um legado de amor e coerência aos seus princípios. Sua trajetória merece ser contada e levada adiante. Circe foi, é e sempre será uma mulher de ações valorosas”.

Amigos lamentam morte do fotógrafo Fabiano Dallmeyer

Perseguida e exonerada na época da ditadura

No final dos anos 1970, quando estava na Associação dos Professores Municipais (APM), Circe foi perseguida juntamente com outros professores por lutar pelos direitos da categoria. Eram os tempos da ditadura militar no país.

Mesmo grávida na época, Circe foi exonerada. De volta à rede municipal de ensino nos anos 80, participou da fundação do sindicato e esteve nas primeiras gestões do Sinprosm.

Em 1994, Circe assumiu a coordenação (equivalente à presidência, porém em uma gestão compartilhada com outros coordenadores) da entidade.

COVID: Santiago perde professor e tradicionalista

Sindicalista e vereadora

Conforme o Sinprosm, na coordenação do sindicato, Circe destacou-se como uma das principais lideranças da greve contra o atraso de salários. Na gestão do então prefeito Osvaldo Nascimento da Silva (PTB), ela liderou protestos contra o atraso no pagamento de servidores públicos e professores.

Em 2000, Circe foi eleita vereadora pelo PT, optando por não buscar a reeleição. No Legislativo Municipal, Circe foi bastante combativa em defesa da categoria.

Mesmo afastada da coordenação sindical, destaca o Sinprosm, a professora sempre esteve presente nas lutas da categoria e na vida política de Santa Maria.

Morre José Luiz Coden, ex-presidente da Câmara e do Riograndense

Passagem por várias escolas

Professora de História, trabalhou em diversas escolas de Santa Maria, entre elas as Escolas Municipais de Ensino Fundamental (EMEF´s) Fontoura Ilha, Dom Luiz Victor Sartori, Martinho Lutero e Duque de Caxias.

Circe é a quarta integrante da Câmara de Vereadores de Santa Maria que morre em menos de um ano. No ano passado, morreram os ex-vereadores José Luiz Coden e Cláudio Rosa, ambos de Covid-19, e Júlio Cesar de Almeida Brenner, o Julinho, que já tinha complicações de saúde.

Morre ex-vereador Cláudio Rosa, que estava com Covid

Familiares e despedida

Circe deixa as filhas Lara Rocha e Janaíta Golin, genro, neta e o companheiro Everton. O velório da ex-vereadora está ocorrendo na Capela Ipê-roxo do Memorial São Martinho, na Avenida Prefeito Evandro Behr, 1.611, próximo ao viaduto do Castelinho, no Bairro Camobi, até as 17h. Depois, o corpo será encaminhado para o Crematório Santa Rita, no Bairro São José, na mesma região da cidade.

Compartilhe esta postagem

Facebook
WhatsApp
Telegram
Twitter
LinkedIn