Paralelo 29

Estiagem: Estado reconhece situação de emergência em Santa Maria

Foto: SEC, PMSM

O governo do Estado reconheceu o decreto de situação de emergência de Santa Maria em razão da estiagem, que já casou mais de R$ 70 milhões de prejuízos à agricultura e à pecuária do município.

A publicação do governo do Estado no Diário Oficial  ocorreu nessa sexta-feira (14), uma semana depois de a Prefeitura de Santa Maria ter decretado a medida.

O próximo passo depende do governo federal. O decreto da Prefeitura declara situação de emergência nas áreas urbana e rural afetadas pela estiagem. A escassez de chuvas levou à falta de água em várias localidades.

Estiagem causa prejuízos à agricultura e ameaça o abastecimento no Sul

Acesso à ajuda humanitária

Com a homologação do decreto pelo governo do Estado, Santa Maria passa a ter acesso a uma série de benefícios relacionados à ajuda humanitária e à agilização para contratação de serviços terceirizados, entre outras situações.

O prefeito Jorge Pozzobom (PSDB) esteve em Porto Alegre, assim que a situação foi decretada em nível municipal, e entregou o documento em mãos para o então governador em exercício e presidente da Assembleia Legislativa, Gabriel Souza

Santa Maria: Prefeitura abre inscrições para limpeza e construção de açudes

Água para quem não tem

Enquanto não são liberados recursos, a Prefeitura de Santa Maria trabalha na abertura e na limpeza de microaçudes e bebedouros. Também entrega água potável para as localidades atingidas pela seca.

“Seguimos atendendo a falta de água para o consumo humano e a dessedentação animal e mitigando as perdas de todo o tamanho dos produtores rurais”, destaca o chefe de Gabinete do Prefeito, Alexandre Lima, que também está à frente da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (Compdec).

Limpeza de açudes e bebedouros é uma das alternativas para amenizar seca/Foto: SEC, PMSM

RS 40º: o que explica a onda de calor?

252,1 mil litros já foram distribuídos

Para amenizar a falta de água, principalmente nas comunidades do Interior do município, a Defesa Civil de Santa Maria começou a entregar água potável ainda no início de dezembro do ano passado.

 Desde terça-feira (11), um caminhão-pipa do Exército reforça o apoio na entrega de água para que mais famílias sejam atendidas. De 1º a 14 de janeiro, já foram entregues 252.120 litros de água. Já são 88 pontos de abastecimento, para cerca de 144 famílias, totalizando 588 pessoas do Município.

Onda de calor em cidades gaúchas exige cuidados com a saúde

ONDE PEDIR ÁGUA

  • Defesa Civil Municipal:  (55) 3222-5192 e (55) 99110-7940 (WhatsApp)

ONDE JÁ ESTÁ HAVENDO DISTRIBUIÇÃO DE ÁGUA

(Número de famílias beneficiadas por local)

  • Arroio Grande (10)
  • Arroio do Só (3)
  • Boca do Monte (3)
  • Pains (6)
  • Palma (1)
  • Passo do Verde (23)
  • Santa Flora (6)
  • Santo Antão (5)
  • São Valentim (14)
  • Camobi (10)
  • Campestre do Menino Deus (1)
  • Km 3 (1)
  • Pé de Plátano (1)
  • Itararé (4)

Médicos alertam para alta incidência de pedras nos rins no verão

47 municípios da região decretaram emergência

Além de Santa Maria, 47 dos 53 municípios da Região Central do Estado já decretaram situação de emergência diante da estiagem. O governo do Estado já homologou 25 decretos. Já o governo federal reconheceu cinco deles.

Estiagem deixou uma paisagem assustadora no interior do município/Foto: SEC, PMSM

“A partir de agora, é aguardar que o governo federal também reconheça a situação de emergência do Município”, diz o tenente-coronel Jacob Aristeu Pinton, responsável pela Defesa Civil Regional.

“Com Santa Maria possa acessar o pacote de ajuda humanitária ainda maior, e mais subsídios, principalmente para o setor da agricultura, que é o mais atingido pela estiagem, como a renegociação de dívidas agrícolas e a atenção às pessoas mais vulneráveis”, completa Pinton.

(Com informações da Secretaria Extraordinária de Comunicação da Prefeitura de Santa Maria)

Compartilhe esta postagem

Facebook
WhatsApp
Telegram
Twitter
LinkedIn