Paralelo 29

Leite anuncia que servidores terão salários em dia em 2022

Foto: Reprodução, Palácio Piratini

O governador Eduardo Leite (PSDB) anunciou, nesta quinta-feira (27), que a folha salarial dos servidores do Estado deverá ser paga em dia todos os meses em 2022, já anunciando as datas de crédito até dezembro. Na segunda-feira (31) serão quitados os valores relativos a janeiro.

Conforme o governo estadual, a regularidade deixou de ser viável nos últimos anos devido a décadas de desequilíbrio quase ininterrupto das contas públicas do Estado, que levaram a atrasos e parcelamentos de pagamentos de servidores do Executivo.

Estado quita 13º atrasado e salários de outubro

“Sabemos que é um dever do Estado”, diz Leite

“Sabemos que o pagamento em dia é um dever, uma obrigação do Estado. Mas todos sabem também que foram 57 meses de parcelamentos e atrasos até que, em novembro de 2020, finalmente conseguimos quitar a folha na data certa pela primeira vez. Além disso, em 2021 conseguimos garantir o 13º salário dos servidores não só em dia, como antecipado. Isso foi possível com as reformas estruturais que aprovamos com diálogo e apoio da Assembleia Legislativa”, disse o governador.

De acordo com Lei, as reformas proporcionaram a redução das despesas. Ele também citou as privatizações, que viabilizam novos recursos para o Estado não apenas de forma extraordinária, mas também com o pagamento do Imposto de Circulação Sobre Mercadorias e Serviços (ICMS) pela CEEE, por exemplo. O anúncio foi feito em um vídeo divulgado nas redes sociais na noite desta quinta.

Calendário funcionalismo 2022

Governo Leite garante salários em dia até junho

Governador relembra situação difícil

Conforme Leite, a situação fiscal do Rio Grande do Sul era tão crítica que, em janeiro de 2019, havia sete grupos de servidores escalonados para o recebimento da folha, começando com quem recebia até R$ 1,1 mil.

A primeira folha do atual governo foi quitada só em 14 de fevereiro de 2019. A situação foi sendo agravada, até chegar a 45 dias de atraso em junho de 2020, quando as dificuldades já existentes somaram-se a uma queda abrupta de arrecadação por conta da pandemia de Covid.

Governo do RS garante salários em dia até abril

Secretário da Fazenda cita riscos fiscais

“Sempre ressaltamos que o Rio Grande do Sul é exposto a diversos riscos fiscais, muitos deles minimizados, como no caso do recente encaminhamento para a dívida federal. Porém, hoje, podemos afirmar que as receitas correntes, aquelas previstas para ingressar no caixa todos os meses, serão suficientes para pagar as despesas correntes em 2022. Esse é o resultado de um equilíbrio orçamentário, que sempre defendemos como benéfico e necessário para toda a sociedade”, disse o secretário da Fazenda, Marco Aurelio Cardoso, destacando que é necessária muita vigilância para a manutenção desse quadro.

Governo estadual anuncia que pagará salários em dia

“Houve forte controle da despesa nos últimos anos, ao passo que as reformas ajudaram a reduzir o déficit previdenciário e o comprometimento da receita com pessoal. Essa virada era fundamental para que o Estado pudesse melhor planejar seus gastos, ampliar investimentos e garantir a previsibilidade de tosos os seus gastos”, avalia o subsecretário do Tesouro do Estado, Bruno Jatene. “Assim como o Estado, os servidores também têm, agora, melhores condições de fazer um planejamento seguro de suas finanças de longo prazo”, acrescenta.

• Clique aqui e veja vídeo com o governador Leite e o secretário Marco Aurelio.

(Com informações do governo do RS)

Compartilhe esta postagem

Facebook
WhatsApp
Telegram
Twitter
LinkedIn