Paralelo 29

Entidades sindicais pedem que irmã Lourdes Dill fique em Santa Maria

Foto: Reprodução, Facebook

Nesta terça-feira, 1º de fevereiro, 20 sindicatos e centrais sindicais lançaram nota em que reivindicam a permanência da irmã Lourdes Dill em Santa Maria, coordenadora do Projeto Esperança/Cooesperança. Em dezembro, a Arquidiocese de Santa Maria anunciou a transferência da freira para o Maranhão.

Segundo o manifesto das entidades, a notícia da transferência de irmã Lourdes chegou de forma repentina no dia 21 de dezembro do ano passado, “suscitando uma série de mobilizações contrárias por parte de entidades e coletivos”.

Transferência de irmã Lourdes pode impactar economia solidária local

Movimento sindical se une

As entidades ressaltam que irmã Lourdes Dill sempre esteve alinhada aos movimentos sociais e populares. Lourdes Dill também se engajou na luta por justiça em apoio aos familiares de vítimas e sobreviventes da tragédia da boate Kiss.

A Sedufsm (Seção Sindical dos Docentes da Universidade Federal de Santa Maria), que integra o Comitê Popular em Defesa da Economia Solidária, é uma das entidades signatárias do documento, que é endereçado especialmente às autoridades eclesiásticas.

Irmã Lourdes chegou em Santa Maria em 1987, a convite do então bispo diocesano Dom Ivo Lorscheiter. Logo, ela se engajou em projetos sociais da Igreja Católica na cidade e na região.

Durante 35 anos, ela coordenou o Projeto Esperança/Cooesperança, realizador da Feira Internacional do Cooperativismo (Feicoop), evento que serve de guarda-chuva para outras iniciativas de economia solidária.

Irmã Lourdes tem forte ligação com movimentos sociais da região/Foto: Reprodução, Facebook

Feicoop encerra com 60 mil visitantes e já prepara próxima edição

Redes sociais inundadas de pedidos

Devido ao trabalho de irmã Lourdes na liderança dessas iniciativas ligadas ao cooperativismo e à economia solidária, Santa Maria tornou-se referência internacional nesse tipo de projeto voltado à agricultura familiar e a coletivos.

Com a despedida de Santa Maria marcada para o próximo dia 2 de abril, Irmã Lourdes deve ser transferida para a Diocese de Grajaú, no Maranhão. Contudo, coletivos, sindicatos e movimentos tentam reverter a situação. Nas redes sociais circulam, há semanas, postagens com a hashtag #ficaIrmãLourdes.

Assembleia: na posse como presidente, Valdeci lembra vítimas da Kiss e da pandemia

Valdeci se soma aos apoiadores da religiosa

Em dezembro, no dia em que a transferência da religiosa foi anunciada em uma coletiva com a presença do arcebispo metropolitano de Santa Maria, dom Leomar Brustolin, que tomou posse em agosto do ano passado, o deputado estadual Valdeci Oliveira (PT) foi a primeira autoridade pública a reivindicar a permanência de irmã Lourdes.

Nesta segunda-feira (31), o deputado santa-mariense foi eleito presidente da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul (Alrs), cargo no qual tomou posse na mesma data.

Feira do Cooperativismo estará de volta em outubro

O MANIFESTO DAS ENTIDADES

Nota do Movimento Sindical em Defesa da Economia Solidária em Santa Maria”

As entidades sindicais, representantes do mundo do trabalho em Santa Maria (RS) e região, tomaram por surpresa o anúncio da transferência da Irmã Lourdes Dill para o município de Barra do Corda, no Estado do Maranhão.

Ao longo das últimas três décadas, a Irmã Lourdes Dill tem sido incansável na sua missão. A pequena semente lançada pelo Bispo Dom Ivo Lorscheiter encontrou na Irmã Lourdes Dill a sua principal regadora.

Dom Leomar é empossado como arcebispo de Santa Maria

Essa semente germinou, virou árvore e rendeu belíssimos frutos. Em meio a crises econômicas, ao desemprego, a pobreza, a miséria e a fome, a Economia Popular e Solidária se revelou uma alternativa de geração de renda para muitas famílias em Santa Maria e região.

Irma Lourdes na Romaria da Terra/Foto: Reprodução, Facebook

Graças ao empenho da Irmã Lourdes Dill, o Projeto Esperança/Cooesperança se tornou uma referência mundial. A Feira Internacional do Cooperativismo (Feicoop) e a Feira Latino Americana de Economia Solidária não apenas se concretizaram como espaços qualificados de debates plurais e de trocas de ideias sobre uma ética e uma economia voltadas para a justiça social, como também transformaram Santa Maria (RS) na capital mundial da Economia Popular e Solidária.

Por fim, destacamos ainda que ao longo de sua trajetória em Santa Maria (RS) e região, a Irmã Lourdes Dill se tornou uma importante ponte entre a Igreja Católica e o Movimento Sindical.

“Não faltará casca para as situações que vão surgir”, diz Valdeci

Por tudo que expusemos acima, viemos fraternalmente solicitar às Autoridades Eclesiásticas que escutem o nosso pedido e o nosso desejo de permanência da Irmã Lourdes Dill em Santa Maria (RS), permanência esta que tanto qualifica o diálogo entre a comunidade eclesiástica e o mundo do trabalho.

Santa Maria, 01 de fevereiro de 2022.

Assufsm / Atens-SM / Cpers / CSP-Conlutas / CTB / CUT – Regional Centro / Intersindical / NCST/ Sedufsm / Sinasefe-SM / Sindiágua/RS-Regional Centro Oeste / Sindicato dos Municipários de Santa Maria/ Sindiserf / Sinpro-RS / Sinprosm / Sintect-SMA / Sintical / Sintracover / Sinttel /Stimmmesm #FicaIrmãLourdes.”

(Com informações da Sedufsm)

Compartilhe esta postagem

Facebook
WhatsApp
Telegram
Twitter
LinkedIn