Pela primeira vez na temporada de veraneio 2021/2022, que começou em dezembro, a região de Santa Maria tem balneários não recomendados para banho. Dos 11 locais de banho da Região Central, quatro não passaram no teste de qualidade da água no último boletim da temporada. Na lista estão os dois balneários de São Francisco de Assis e os de Nova Palma e São Vicente do Sul.
Até então, nenhum balneário da Região Central havia sido reprovado na qualidade da água (não recomendado para banho). A Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam) divulgou o último boletim da temporada nesta sexta-feira (4), data que marca o início da última semana de veraneio nas praias e balneários gaúchos.
Penúltimo boletim da qualidade da água aprova todos os balneários da região
Monitoramento desde dezembro
Desde 17 de dezembro, a Fepam vinha divulgando boletins semanas sobre as condições da água em 90 pontos monitorados no Rio Grande do Sul. A lista inclui as praias de mar e as praias de água doce.
Os balneários da região de Santa Maria que foram reprovados no último teste da qualidade da água neste verão são: Balneário de Nova Palma, no Rio Soturno, em Nova Palma; Poço das Pedras, no Arroio Inhacundá, e Jacaquá, no Rio Ibicuí, ambos em São Francisco de Assis; e Passo do Umbu, em São Vicente do Sul. O primeiro balneário fica na microrregião da Quarta Colônia, enquanto os outros três pertencem à microrregião do Vale do Jaguari.
Já entre os sete balneários da Região Central que não tiveram nenhuma reprovação na temporada 2021/2022, estão: São Simão (Cacequi), Fernando Schilling (Jaguari), Balneário de Mata (Mata), Balneário Passo das Tunas (Restinga Seca), Praia das Areias Brancas (Rosário do Sul), Passo do Verde (Santa Maria) e Distrito de Ernesto Alves (Santiago).
Balneários da região são aprovados em 10 boletins de qualidade da água
LOCAIS IMPRÓPRIOS PARA BANHO NO RS
- Balneário Nova Palma, Rio Soturno – Nova Palma
- Balneário Santo Antônio (hotel) – Pelotas
- Balneário dos Prazeres – Pelotas
- Praia do Cassino, em frente à Rua do Riacho – Rio Grande
- Balneário Poço das Pedras, Arroio Inhacundá – São Francisco de Assis
- Balneário de Jacaquá, Rio Ibucuí – São Francisco de Assis
- Praia do Encontro, Rio Jacuí – São Jerônimo
- Praia da Barrinha – São Lourenço do Sul
- Balneário Passo do Umbu, Rio Ibicuí – São Vicente do Sul
Todos os balneários e praias do RS estão em condições de banho
BALNEÁRIOS DA REGIÃO APROVADOS EM TODOS OS BOLETINS
- Cacequi – Balneário São Simão (Rio Santa Maria)
- Jaguari – Balneário Fernando Schilling
- Mata – Balneário de Mata (Rio Toropi)
- Restinga Seca – Balneário das Tunas (Rio Vacacaí)
- Rosário do Sul – Praia das Areias Brancas (Rio Santa Maria)
- Santa Maria – Balneário Passo do Verde (Rio Vacacaí)
- Santiago – Balneário Distrito de Ernesto Alves (Rio Ibicuí)
Balneários da região de Santa Maria seguem liberados
Como saber a qualidade da água
Para conferir a planilha completa, basta você clicar aqui. Os dados também estão disponíveis no web aplicativo, que pode ser acessado clicando aqui. Dos 90 pontos monitorados, 82 são analisados pela Fepam e pela Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan). Em Pelotas, o Serviço Autônomo de Saneamento de Pelotas (Sanep) realiza a coleta e a análise em oito pontos.
O Balneabilidade é realizado desde o verão 1979/1980 e integra o projeto RS Verão Total do governo estadual para dar mais segurança e qualidade aos veranistas. O projeto é coordenado pelo Departamento de Qualidade Ambiental da Fepam e obedece à Resolução Conama 274/2000.
(Com informações do governo do Rio Grande do Sul)