Paralelo 29

Santa Maria vai investir R$ 5,9 milhões para conter alagamentos

Foto: SEC, PMSM

A Prefeitura de Santa Maria vai investir R$ 5,9 milhões em serviços de manutenção da rede de drenagem pluvial (água da chuva) e conter alagamentos na cidade. Para isso, o Executivo abriu licitação para contratar uma empresa que ficará responsável pelo serviço ao longo de 2022 e 2023.

A licitação para contratar a empresa já está no site da Prefeitura de Santa Maria, e as propostas serão abertas em 28 de março, às 8h30min. A origem dos recursos pode variar, sendo próprios do Município ou de outras fontes, entre elas o Fundo Pró-Saneamento.

Conforme explica a Secretaria Extraordinária de Comunicação, os recursos financeiros serão empenhados à medida em que a empresa escolhida for acionada.

O processo licitatório é no formato de “Registro de Preços”. Por esse modelo de licitação, a Prefeitura de Santa Maria pretende assegurar os menores preços pelos serviços e materiais envolvidos em ações de drenagem pluvial.

Mais temporal, mais estragos em SM

Objetivo é conter alagamentos

O objetivo dessa manutenção é evitar alagamentos. Por isso, a empresa ficará responsável por bocas de lobo e tubulações subterrâneas instaladas junto às ruas e avenidas da cidade.

Conforme o secretário municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos, Wagner da Rosa, obras de micro e macro drenagem já integram a rotina de investimentos do governo.

“Entendemos que, para ter obras eficazes e duradouras, investir no sistema de escoamento da água é essencial”, ressalta o secretário.

Prefeitura começa a colocar asfalto na obra emergencial da Presidente Vargas

Áreas de risco receberão atenção

Wagner da Rosa cita como exemplo o mapeamento das áreas de risco do município feito pela Defesa Civil e pelo Instituto de Planejamento de Santa Maria (Iplan). Esses locais estão em regiões que convivem com alagamentos e que necessitam de serviços de manutenção de drenagem. Os dois órgãos identificaram 81 áreas de risco em Santa Maria.

O governo municipal ainda não definiu os locais que receberão a manutenção, o que ocorrerá conforme as necessidades identificadas pelo Executivo. A empresa vencedora da licitação terá um contrato de 12 meses com a Prefeitura, a partir da dar de geração do Registro de Preço no Sistema Municipal.

(Com informações da Secretaria Extraordinária de Comunicação da Prefeitura de Santa Maria)

Compartilhe esta postagem

Facebook
WhatsApp
Telegram
Twitter
LinkedIn