A Prefeitura de Santa Maria retomou as reuniões do Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGI-M). Depois de cinco anos parado, o grupo voltou a se encontrar na manhã desta segunda-feira (21), na sede da Câmara de Comércio, Indústria e Serviços de Santa Maria (Cacism). Os furtos de fios estão entre os assuntos debatidos na retomada.
O objetivo do encontro foi ouvir os integrantes sobre as experiências anteriores do GGI-M, que foi criado por lei em 2009 e reorganizado em 2019, e levantar as pautas prioritárias a serem tratadas no futuro, de forma periódica.
“Sou muito grato pela união que os órgãos de segurança têm em Santa Maria. Foi somente por meio de esforços conjuntos que conseguimos tornar o Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp) uma realidade. O Ciosp tem uma estrutura que, atualmente, é referência para outras cidades do Brasil. Essa união que faz acontecer é materializada no GGI-M, que será, novamente, muito importante, afinal, estamos falando em salvar vidas”, afirmou, na ocasião, o prefeito Jorge Pozzobom (PSDB).
Santa Maria: assassinatos de dois jovens podem ter relação
Cassação de alvarás entre os assuntos debatidos
Entre os assuntos apontados como prioritários, estão o furto de fios, a perturbação do sossego público, a cassação de alvarás, a segurança nas escolas e nos postos de saúde, a captação de recursos para projetos na área da segurança, o andamento das obras da Travessia Urbana e a segurança na ponte do Vale do Meninos Deus.
O vice-prefeito Rodrigo Decimo, que coordenou a reunião, foi ao encontro da fala de Pozzobom e ressaltou a importância de ações coordenadas para a redução dos índices de criminalidade em Santa Maria. De 2020 para 2021, o Município teve queda em todos os índices de crimes contra o patrimônio (saiba mais aqui).
Adolescente envolvido em assassinato no Bairro São José é apreendido na região
Menos discurso, mais objetividade
Além disso, ele solicitou que, no retorno do GGI-M, os encontros tenham objetividade e sejam produtivos, já que essa era uma reclamação dos órgãos de segurança com relação ao que ocorria nos primeiros anos da iniciativa.
“Queremos sair de todas as reuniões melhores do que entramos, para mantermos e avançarmos nos bons índices que temos”, comentou o vice-prefeito.
O grupo também deliberou sobre quem será o secretário executivo do GGI-M. O nome escolhido por unanimidade foi o do superintendente do Ciosp, o tenente Sandro Nunes. Ele é servidor da reservada da Brigada Militar, conta com experiências nas áreas de inteligência e tecnologia do órgão e já comandou a Guarda Municipal.
(Com informações da Secretaria Extraordinária de Comunicação da Prefeitura de Santa Maria)