Paralelo 29

Em 10 anos, UPA atendeu 1,5 milhão em Santa Maria

Foto: Diculgação

A Unidade de Pronto Atendimento 24 Horas (UPA) de Santa Maria completará 10 anos de funcionamento na próxima segunda-feira (4) com a marca de mais de 1,5 milhão de pacientes atendidos, o que dá uma medida de 10 mil atendimentos por mês.

Localizada junto ao Hospital Casa de Saúde, a UPA 24 Horas de Santa Maria foi a primeira unidade porte III a ser instalada no Rio Grande do Sul e está entre as unidades que mais prestam atendimento no Estado. Só em janeiro deste ano, a UPA atendeu mais de 18 mil pessoas.

Medicamentos terão aumento de 11% a partir desta quinta

Porta aberta para urgências e emergências

A UPA 24 Horas funciona 100% pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e durante a pandemia de Covid-19, tornou-se referência no atendimento de casos moderados a graves da doença. A UPA de Santa Maria é, também, uma porta aberta para urgências e emergências na região.

Por meio de um convênio com a Prefeitura de Santa Maria, a Associação Franciscana de Assistência à Saúde (Sefas) é a responsável pela administração da UPA.

“Desde a sua inauguração, a UPA veio agregar muito na saúde de Santa Maria. Ela é responsável por grande parte dos atendimentos de urgência e emergência da cidade e região melhorou a qualidade da saúde do Município”, conta a administradora da UPA 24 H, Manuela Trevisan.

“A UPA é um lugar de cuidado, um lugar onde a gente pode chegar quando a nossa saúde fica fragilizada, um lugar onde a gente pode aprender a cuidar, aprender a ser mais pessoa. Muito obrigada por cada profissional que faz a UPA acontecer e obrigada a Santa Maria”, diz a presidente da Sefas, irmã Liliane Pereira.

Covid: primeiro dia de vacinação em farmácias aplica 55 doses

Referência no atendimento à Covid

Nos últimos dois anos, a UPA foi a porta de entrada para casos moderados a graves de pacientes com Covid-19 e se tornou referência no município.

A instituição criou uma ala exclusiva para Covid-19, com 15 leitos clínicos que davam suporte a todos que aguardavam por uma vaga nos hospitais.

O prefeito Jorge Pozzobom (PSDB0 reconhece que a UPA foi essencial para o socorro de pacientes acometidos por Covid-19 nos últimos dois anos.

” Agradecemos pelo trabalho durante esta década, mas, principalmente, no começo da pandemia de Covid-19, quando a UPA se prontificou para ser referência no atendimento de casos suspeitos para a doença, tudo por meio do fluxo dos atendimentos e protocolos definidos”, afirma o prefeito.

Vacinação de crianças contra sarampo e influenza começa em 4 de abril

Paciente entubada relembra atendimento

A dona de casa Elisa Bica Durão foi uma das milhares de pacientes atendidas neste período. Ela deu entrada na unidade, teve diagnóstico positivo para a Covid-19 e precisou ser entubada. Pela falta de leitos de UTI em todo o Estado, ficou vários dias internada na UPA, foi extubada e conseguiu se recuperar. Hoje, ela agradece:

UPA virou porta aberta para atendimento de urgências e emergências e para a Covid na região/Foto: PMSM, Arquivo

“Faz um ano que eu fui internada. Fui muito bem atendida. Não tenho nada a reclamar, só agradecer aos profissionais. A UPA tem que continuar, nós precisamos dela”, relata a paciente.

Covid-19: saiba quem deve continuar usando máscaras de proteção

Enfermeira recorda momentos difíceis

A enfermeira Marta Viviane Lirio Ramos foi uma das profissionais que esteve na linha de frente no combate à Covid-19 na UPA. Para ela, a pandemia deixou grandes e valiosas lições pessoais e profissionais:

“Foram momentos bem angustiantes, bem difíceis. Nestas situações, a gente coloca o “eu” de lado e assume o profissional acima de tudo, em prol da recuperação do paciente. Com tudo isso, a gente aprende a se colocar mais no lugar do outro, ter mais empatia. Eu me orgulho muito de fazer parte desta equipe”, lembra Marta.

Covid: SM tem 905 mortes e se aproxima dos 55 mil casos

QUANDO PROCURAR A UPA 24H

A unidade presta serviços de urgência e emergência de portas abertas 24 horas, ou seja, qualquer pessoa que precisar de atendimento pode procurar o local. Os casos indicados para atendimento na UPA são:

  • Sintomas de infarto / dores no peito
  • Acidentes de trânsito ou trabalho
  • Desmaios / sintomas de AVC (derrame)
  • Fraturas, entorse ou luxação
  • Crise hipertensiva
  • Diabetes descompensada
  • Hemorragias
  • Cortes / suturas
  • Crise da asma / falta de ar
  • Picadas de animais peçonhentos
  • Choque elétrico
  • Dor súbita / aguda
  • Febres altas
  • Alergias súbitas
  • Queimaduras
  • Perda de consciência
  • Convulsão
  • Engasgos
  • Intoxicações
  • Tentativa de suicídio
  • Agressões físicas diversas

Vereadores denunciam atendimento na UPA e são alvos de BO

22 leitos e mais de 100 profissionais

A UPA 24h é administrada pela Sefas através de um convênio com a prefeitura. Ela funciona em um prédio anexo ao Hospital Casa de Saúde desde a sua inauguração. São 12 leitos de observação adulto, quatro pediátricos, dois de isolamento e quatro leitos para emergência.

Desde junho de 2018, a UPA também oferece um plantão 24h para casos de urgência e emergência odontológicas. A equipe conta com mais de 100 profissionais, além de médicos plantonistas – são sete por turno, quatro clínicos, dois pediátricos e um odontológico.

(Com informações da Tempórea Comunicação e da Secretaria Extraordinária de Comunicação da Prefeitura de Santa Maria)

Compartilhe esta postagem

Facebook
WhatsApp
Telegram
Twitter
LinkedIn