Paralelo 29

Grêmio fatura o penta e duas taças no Gauchão 2022

Foto: Max Peixoto, FGF

Há 33 anos, o Grêmio não conquistava um pentacampeonato estadual. O Tricolor voltou a atingir essa marca no sábado (2) ao vencer o Ypiranga, de Erechim, e conquistar seu quinto título consecutivo do Campeonato Gaúcho.

No segundo confronto entre os finalistas, o Grêmio derrotou o Ypiranga por 2 a 1, na tarde deste sábado (2), na Arena, em Porto Alegre. No sábado anterior, 26 de março, o Grêmio já tinha vencido o adversário no estádio Colosso da Lagoa, em Erechim, com um gol de penalti, marcado por Lucas Silva, já nos acréscimos da etapa final.

De acordo com a Federação Gaúcha de Futebol (FGF), 40 mil torcedores acompanharam a conquista do Gauchão 2022 pelo Grêmio, que também levou a Taça 250 Anos de Porto Alegre, concedida pela entidade e pela Prefeitura da capital.

Inter vence Gre-Nal, mas Grêmio fica com vaga na final


Tricolor abre o placar



Mesmo com a vantagem do empate, o Grêmio dominou as ações do primeiro tempo. Apesar da superioridade gremista, houve poucas chances de gols. Campaz quase marcou em chute de fora da área que Edson salvou para escanteio. Brenno precisou trabalhar uma vez, após cruzamento na área que Hugo Almeida desviou de cabeça.

O Tricolor abriu o placar nos acréscimos da etapa inicial. Bitello cobrou falta, e a bola foi no travessãoNo rebote, Rodrigues escorou na cabeça de Bruno Alves, que completou para as redes: 1 a 0 e festa da torcida na Arena.

Grêmio conquistou um pentecampeonato gaúcho após 33 anos/Foto: Lucas Uebel, GFPA
Gre-Nal: Grêmio faz 3 a 0 no Inter

Grêmio amplia e Ypiranga desconta



No segundo tempo, os donos da casa administraram o resultado até que, aos 32 minutos, conseguiram ampliar. Campaz cobrou falta e Villasanti finalizou para grande defesa de Edson.

Desta vez, Rodrigues, que foi garçom no primeiro gol, colocou para o fundo das redes. Dois minutos depois, Erick aproveitou cruzamento de Gedeílson e diminuiu para o Ypiranga. Mas a festa da torcida tricolor só aumentou e tomou conta da Arena: Grêmio pentacampeão gaúcho, conquista que não conseguia desde 1989.

Com gol no fim, Grêmio vence Ypiranga e abre vantagem na final do Gauchão

Troféu para Romildo, show e festa

O presidente do Grêmio, Romildo Bolzan Júnior, por sua vez, recebeu o troféu AGERT, da Associação Gaúcha de Emissoras de Rádio e Televisão, como dirigente campeão do Gauchão 2022. Com a melhor campanha da primeira fase, o Canarinho de Erechim deixa a competição com o inédito vice-campeonato.

A celebração ao futebol gaúcho começou antes de a bola rolar, com as apresentações do DJ Zion, da escola de arte Tríade e dos músicos Airton Ruschell, da Banda Nacional Kid, e Diego Dias, da Banda Vera Louca, compositores da nova versão da música tema das competições da FGF. Estiveram presentes também integrantes do Grupo de Diálogo Inter-religioso de Porto Alegre, em uma ação em nome da paz e do respeito ao próximo.

CLIQUE AQUI PARA VER UMA GALERIA DE FOTOS DA PARTIDA ENTRE GRÊMIO E YPIRANGA

Compartilhe esta postagem

Facebook
WhatsApp
Telegram
Twitter
LinkedIn