A Região Central registrou quatro feminicídios desde maio do ano passado. O último caso ocorreu na madrugada desta quinta-feira (26), em São Sepé, e vitimou Letícia Escaio Penteado, de 19 anos.
Conforme entrevista da delegada Carla Dolores ao site de notícias Jornal do Garcia, de São Sepé, o autor tem 25 anos e era companheiro da vítima há cinco anos, sendo que o casal tem dois filhos.
Ato público pede justiça para Luanne, vítima de feminicídio
Vítima teria rejeitado medida protetiva
Dolores contou ao site que Letícia já havia feito vários registros por agressão contra o companheiro. No entanto, ela desistia das denúncias e chegou até mesmo a recusar uma medida protetiva.
A Polícia Civil apreendeu computador e documentos, que podem servir de prova. Preso em flagrante, o homem, que não teve o nome revelado, alegou que o tiro “foi acidental”. Ele foi recolhido ao Presídio Estadual de São Sepé.
Restinga Sêca: Polícia prende homem por descumprir medida protetiva
OUTRAS MULHERES ASSASSINADAS NA REGIÃO CENTRAL
A contagem leva em conta o período de um ano em municípios da Região Central, conforme casos acompanhados pelo Paralelo 29 e noticiados no site:
- 24-05-2021 – O policial militar Arlen Vieira Trindade matou a tiros a ex-companheira, Claudia Urban Soares, 25 anos, e a mãe dela, Delmi Urban Soares, 55, no interior de Toropi. O PM acabou se suicidando logo após o crime. O casal estava separado e havia uma desavença entre o brigadiano e a ex-companheira em relação à filha do casal, de um ano.
- 18-02-2022 – Dilomar Ebani Fortes, 47 anos, assassinou a ex-mulher, Tânia Viero, 48 anos, com vários golpes de faca, no interior de Nova Esperança do Sul, na microrregião do Vale do Jaguari. Ele ainda tentou matar dois filhos e uma cunhada. Dilomar tentou o suicídio com a faca. O motivo seria a não aceitação da separação.
- 10-04 -2022 – O estudante de Direito Anderson Ritzel, 26 anos, matou a noiva, a estudante de Pegagogia Luanne Garcez, 27, na madrugada de 10 de abril, no Bairro Itararé, região Nordeste de Santa Maria. Ritzel teria cometido o feminicídio por ciúmes, alegando uma suposta traição. Ele está preso desde o dia do crime.
Agudo: adolescente é apreendido por violência doméstica
Prisões por tiro no rosto e por ameaça
No último sábado (21), um homem de 53 anos atirou no rosto da ex-companheira, em São Pedro do Sul. A mulher teve de ser internada no Hospital Universitário de Santa Maria (Husm), onde foi submetida a uma cirurgia. A Polícia Civil de São Pedro do Sul prendeu o suspeito na última terça-feira (24).
Já na manhã do último domingo (22), agentes da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (Deam) de Santa Maria prendeu um homem de 53 anos, na casa dele, no Bairro Nossa Senhora das Dores, região Nordeste da cidade. O motivo, segundo a Polícia Civil, seria crime de ameaça.
Mais um acusado de violência doméstica é preso na região
Presos por descumprirem medidas protetivas
Além desses dois casos, houve mais duas prisões por violência doméstica em Santa Maria desde o início da semana. Na terça-feira (24), a Deam prendeu um homem de 51 anos, no Bairro Juscelino Kubistchek, na região Oeste, por descumprimento de medida protetiva.
Já nesta quarta-feira (25), agentes da Deam prenderam um homem de 41 anos, no Bairro Centro, também por descumprimento de medida protetiva. Todos foram encaminhados à Penitenciária Estadual de Santa Maria (Pesm).