Pesquisas apontam que 85% das mulheres não se planejam para iniciar um negócio, o que faz com que 65% dessas empreendedoras tenham problemas de gestão financeira. Mas isso pode mudar se depender de um grupo de mulheres santa-marienses.
Pensando em reverter essa realidade, o grupo de santa-marienses decidiu criar o Instituto Mulheres Encorajadas, que tem como objetivo incentivar mulheres a se tornarem empreendedoras. E, mais que isso, auxiliar empreendedoras a manterem seus negócios, torna-los viáveis e rentáveis e, consequentemente, a realizar seus sonhos.
Adesão a parcelamento especial do Simples é prorrogado para 31 de maio
Experiência a serviço de sonhos
Todas as seis integrantes da diretoria provisória do Instituto Mulheres Encorajadas que será empossada no próximo sábado têm experiência na área empresarial.
A diretora-presidente, Adejane de Mello Gudolle, por exemplo, tem em seu currículo passagens pelo serviço público e pela iniciativa privada, onde exerceu atividades no setor de eventos.
Já a publicitária Cuca Vicedo é conhecida no mundo da publicidade e propaganda. Diretora de comerciais, produtora eletrônica e diretora audiovisual, Cuca tem trabalho reconhecido em Santa Maria e no Rio Grande do Sul tanto em comerciais para empresas como em campanhas eleitorais desde 1992.
SM: 7,4 mil empresas abriram as portas nos últimos 15 meses
OBJETIVOS DO INSTITUTO
• Incentivar e impulsionar ideias e projetos que fortaleçam o empreendedorismo feminino em Santa Maria e região
• Estimular a pesquisa sobre o perfil das mulheres santamarienses dando destaque aos questionamentos: Quem São? Qual o seu sonho? O que querem e onde desejam chegar?
• Encorajar mulheres a manifestarem seu trabalho e ideias por meio do exemplo de empresárias e profissionais protagonistas e bem-sucedidas como exemplo às gerações futuras
ARTIGO: A dor de ser pai e de ser mãe
DIRETORIA PROVISÓRIA
• Diretora-presidente: Adejane de Mello Gudolle
• Diretora de Ação Social: Angela Goularte
• Diretora Cultural: Jucilene Faleira
• Diretora Financeira: Larissa Monteiro
• Diretora de Núcleos: Medianeira Melo
• Diretora de Comunicação e Marketing: Cuca Vicedo
Rock e estreantes no Brique de 115 anos da Vila Belga
Mudança de valores
Conforme as idealizadoras do Instituto Mulheres Encorajadas, houve mudanças de valores e conceitos em relação à mulher, que passou a lutar por seus direitos e a construir sua história, planejando seus sonhos e realizando seus projetos de vida. Assim, muitas se transformam em empreendedoras.
No entanto, conforme as pesquisas, 45% das mulheres empreendedoras acreditam não ter capacitação e temem endividamento. Outros 20% afirmam que não sabem buscar investidores para alavancar seus empreendimentos.
“Diante de tudo isso, pode-se dizer que há muitas mulheres bem-sucedidas que podem apoiar outras com grande potencial, mas não sabem como realizar seus objetivos ou procuram um caminho para executar ao que se propõem. Com este propósito estamos longe de atingir os percentuais estatísticos para a conquista de metas e projetos”, destacam as idealizadoras.
SM: Juro Zero emprestou mais de R$ 2,1 milhões a empreendedores
Evento para encorajar outras mulheres
Por outro lado, na grande maioria, as pesquisas apontam um desejo comum das mulheres: não desistir dos seus sonhos e confiar num futuro próspero e bem-sucedido.
No evento do próximo dia 4 de junho, o grupo de santa-marienses irá apresentar o Instituto Mulheres Encorajadas, que visa estimular outras mulheres a seguirem o seu caminho. Por isso mesmo, o tema do encontro será “Empreendedorismo x Encorajamento”.
Brasil volta a ter mais de 65 milhões de devedores
EVENTO DE LANÇAMENTO
• Quando: 4 de junho de 2022, das 17h às 20h
• Onde: Divino Restaurante
Receita prorroga prazo para entrega da declaração do IR até 31 de maio
PROGRAMAÇÃO
• Abertura com momento artístico de música e dança
• Relato de Histórias de Vida de cinco mulheres na sua área de atuação
• Serviços gastronômico e Mostra de Moda
• Fundação do IME – Instituto Mulheres Encorajadas e semeadura de semente de girassol
Prefeitura acerta apoio para a Feira Internacional do Cooperativismo
“Ser mulher é nascer com a inspiração”
“Somos mais de 110 milhões de brasileiras que juntas sonhamos e temos infinitos desejos. Temos consciência de que ser mulher é nascer com a inspiração e que estamos em constante transformação para o enfrentamento das mais diversas batalhas. Por fim, trata-se de uma luta por uma sociedade mais justa, com mais segurança e pelo direito de ser quem quiser e como quiser ser”, destacam as fundadoras do Instituto Mulheres Encorajadas.