Paralelo 29

Prefeitura quer implantar novas ciclovias e ciclofaixas em Santa Maria

Foto: PMSM, Arquivo

A Prefeitura de Santa Maria abriu um debate sobre a ampliação de espaços para locomoção de ciclistas. A ideia é elaborar um estudo visando à instalação de ciclovias e ciclofaixas no município.

Entre as possibilidades levantadas em uma primeira reunião realizada nessa terça-feira (21) estão a elaboração de um projeto de ligação de bairros com a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), a instalação de bicicletários e o bloqueio parcial de avenidas em finais e semanas e feriados. Serão realizados testes antes dos bloqueios.

Nessa primeira reunião, o prefeito Jorge Pozzobom (PSDB) conversou com empresários do ramo de ciclismo, integrantes de grupos de ciclistas e Câmara de Vereadores.

Canoagem, handebol e ciclismo movimentaram Santa Maria

Meio de transporte e prática esportiva

Pozzobom e o secretário municipal de Esportes e Lazer, Gilvan Ribeiro, explicaram que o encontro dessa terça-feira foi o primeiro passo para um debate público sobre a implementação de ciclovias e ciclofaixas em ruas e avenidas para beneficiar tanto aqueles que utilizam a bicicleta como meio de transporte como, também, os santa-marienses que praticam o ciclismo como prática esportiva ou de lazer.

Prefeitura entrega 1,5 mil chromebooks para professores de escolas municipais

“Queremos fazer a ciclofaixa que liga os diversos pontos e limites do município. Estamos propondo o debate com quem está interessado, com os que andam de bicicleta. Vamos ouvir e desenvolver esse projeto com o que tiver de melhor para promover segurança aos nossos ciclistas”, defendeu Pozzobom.

Prefeitura convocou reunião com empresários do setor de ciclismo e com grupos de ciclistas/Foto: Ariéli Ziegler, SEC, PMSM

Tarifa de ônibus fica mais barata em Santa Maria com ajuda a empresas

Debate prosseguirá com outras reuniões

O secretário Gilvan Ribeiro destacou a importância de valorizar as mais diversas modalidades de esporte. Para ele, o ciclismo é uma modalidade que traz consigo outros elementos sociais como meio ambiente, cultura e economia.

“Vamos ouvir as pessoas que estão pedalando, saber onde estão as dificuldades. O ciclismo inclui e tem um número significativo de adeptos em nossa cidade. Nossa pasta está à disposição para colaborar na construção desse projeto”, ressaltou o titular da pasta de Esportes e Lazer.

Juntamente com a implantação de novas ciclovias e ciclofaixas em Santa Maria, a Prefeitura quer desenvolver campanhas de conscientização e de respeito à prática do ciclismo e a inclusão de eventos de ciclismo no calendário oficial de Santa Maria.

(Com informações da Secretaria Extraordinária de Comunicação da Prefeitura de Santa Maria)

Compartilhe esta postagem

Facebook
WhatsApp
Telegram
Twitter
LinkedIn