Paralelo 29

Covid: SM aplicará 4ª dose em pessoas de 45 anos

Foto: Ariéli Ziegler, SEC, PMSM

A população deve ficar atenta ao novo público que passa a ser contemplado para receber a dose de reforço contra a covid-19. A Secretaria Estadual da Saúde definiu junto aos municípios ampliar a faixa etária para a segunda vacina.

Em Santa Maria, em função do quantitativo de doses disponíveis e da organização das equipes, a idade mínima para receber o segundo reforço é a partir dos 45 anos. O Ministério da Saúde, no entanto, já liberou a aplicação da quarta dose para pessoas a partir de 40 anos.

Sendo assim, neste sábado (25), das 8h ao meio-dia, em Santa Maria, pessoas de 18 anos ou mais que receberam duas doses da vacina Janssen até 25 de fevereiro deste ano podem receber a 3ª dose.

Também serão vacinadas pessoas de 18 anos ou mais que receberam uma dose da vacina da Janssen e outra dose de qualquer laboratório até 25 de fevereiro deste ano (3ª dose). A ação também contempla outros grupos. Acesse aqui a Agenda de Vacinação em Santa Maria.

Liberada quarta dose da vacina contra a covid para maiores de 40 anos

Recomendação do Ministério da Saúde

A recomendação, seguindo a orientação do Ministério da Saúde, é que a imunização seja feita com as vacinas da Pfizer, AstraZeneca ou Janssen, após o intervalo de quatro meses da aplicação do primeiro reforço. 

A Prefeitura de Santa Maria está atendendo a recomendação do governo do Estado, uma vez que o avanço nas idades varia de município para município de acordo com a disponibilidade de doses.

Neste momento, a Secretaria Estadual de Saúde dispõe de estoque de vacinas para atender aos municípios que fizeram a solicitação, além de manter a vacinação dos demais grupos de acordo com os esquemas preconizados.

Covid: com pico de contágio, RS emite Avisos para todas as regiões

Nova recomendação da Janssen

Quem iniciou o esquema vacinal com a dose única da Janssen (esquema primário de dose única) também deverá reforçar a proteção contra o vírus.

Em novembro de 2021, já havia sido recomendada um primeiro reforço para esse público, que deveria ocorrer dois meses após a dose inicial única e poderia ser com os imunizantes da Janssen, Pfizer ou AstraZeneca.

Agora, essas pessoas (independentemente da idade) podem realizar um segundo reforço, com o intervalo de quatro meses do primeiro reforço.

Quem tem 40 anos ou mais, deve ainda fazer um novo reforço (terceiro reforço ou, no caso da Janssen, a quarta dose). Não há alteração no esquema para quem recebeu Janssen como alguma dose de reforço. Porém, ainda nesta semana, em Santa Maria, a ação se dará para quem tem 45 anos ou mais.

(Com informações da Secretaria Extraordinária de Comunicação da Prefeitura de Santa Maria)

Compartilhe esta postagem

Facebook
WhatsApp
Telegram
Twitter
LinkedIn