A Prefeitura de Santa Maria voltou a divulgar um boletim com mortes em decorrência da covid-19 no município. No comunicado desta segunda-feira (27), o Executivo municipal confirma quatro óbitos, fazendo com o que o total de vítimas fatais do coronavírus chegue a 942.
Antes desse, o último boletim com registro de óbitos havia sido divulgado em 15 de junho, quando a Prefeitura informou as mortes de três santa-marienses que contraíram a covid-19 e tiveram complicações da doença.
Conforme a Prefeitura de Santa Maria, o total de pessoas que se infectaram pelo coronavírus desde que a pandemia começou, em março de 2020, chegou a 75;518, segundo os números desta segunda-feira.
Covid: SM aplicará 4ª dose em pessoas de 45 anos
AS VÍTIMAS DO BOLETIM DE 27 DE JUNHO DE 2022
- Homem, 96 anos, com registro de doença cardiovascular e doença hematológica. Em 8 de junho, teve o diagnóstico positivo para a covid-19. No dia seguinte, deu entrada no Hospital de Caridade Astrogildo de Azevedo. Conforme registros, o paciente havia recebido duas doses da vacina contra a Covid-19, portanto ainda não tinha as últimas doses de reforço. Morreu em 19 de junho.
- Mulher, 78 anos, com registro de doença neurológica. Em 10 de junho, teve o diagnóstico positivo para a covid-19. No dia seguinte, deu entrada no Hospital Regional de Santa Maria. Conforme registros, a paciente havia recebido duas doses da vacina contra a Covid-19, portanto ainda não tinha as últimas doses de reforço. Morreu em 18 de junho.
Liberada quarta dose da vacina contra a covid para maiores de 40 anos
- Homem, 74 anos, com registro de doença hematológica. Em 14 de junho, teve o diagnóstico positivo para a covid-19, dando entrada no Hospital Regional de Santa Maria. Conforme registros, o paciente havia recebido a dose de reforço da vacina contra a Covid-19. Morreu em 24 de junho.
- Homem, 85 anos, com registro de doença cardiovascular e hipertensão arterial sistêmica. Em 16 de junho, deu entrada no Hospital de Caridade Astrogildo de Azevedo. No dia seguinte, teve o diagnóstico positivo para a covid-19. Não constavam registros sobre a vacinação contra a covid-19 do paciente. Morreu em 25 de junho.
Covid: com pico de contágio, RS emite Avisos para todas as regiões
AS VÍTIMAS DO BOLETIM DE 15 DE JUNHO DE 2022
- Homem, 35 anos, com registro de doença cardiovascular. Em 26 de maio, teve o diagnóstico positivo para a Covid-19, dando entrada no Hospital Regional de Santa Maria. Conforme registros, o paciente havia recebido duas doses da vacina contra a Covid-19, portanto ainda não tinha as últimas doses de reforço. Morreu em 2 de junho.
- Mulher, 92 anos, se registro de comorbidade. Em 6 de junho, teve o diagnóstico positivo para a covid-19. No dia seguinte, deu entrada no Hospital de Caridade Astrogildo de Azevedo. Conforme registros, a paciente havia recebido duas doses da vacina contra a covid-19, portanto não tinha as últimas doses de reforço. Morreu em 13 de junho.
- Homem, 85 anos, com registro de doença cardiovascular, diabetes e hipertensão arterial sistêmica. Em 5 de junho, teve o diagnóstico positivo para a covid-19, dando entrada no Hospital de Caridade Astrogildo de Azevedo. Conforme registros, o paciente havia recebido a dose de reforço da vacina contra a Covid-19. Morreu em 14 de junho.
Covid: governo libera quarta dose a partir dos 50 anos
Estratégia é ampliar a vacinação
Como estratégia de enfrentamento da doença, a Secretaria Estadual da Saúde (SES) decidiu ampliar o público da segunda dose de reforço (ou quarta dose) para as pessoas com 40 anos ou mais de idade.
A recomendação, seguindo a orientação do Ministério da Saúde, é que a imunização seja feita com as vacinas da Pfizer, AstraZeneca ou Janssen, após o intervalo de quatro meses da aplicação do primeiro reforço.
Também houve uma atualização no esquema recomendado para quem fez o esquema primário com a Janssen (de dose única). Quem tem 18 anos ou mais deverá receber um segundo reforço quatro meses após o primeiro reforço.
Covid: Santa Maria confirma duas mortes; total vai a 935
Reforço para 40 anos
Aquelas pessoas com idade superior a 40 anos precisam agora de um terceiro reforço, que deverá ser aplicado após o intervalo de quatro meses do segundo semestre.
O avanço nas idades pode variar de município para município de acordo com a disponibilidade de doses. Neste momento, a SES dispõe de estoque de vacinas para atender aos municípios que vierem a solicitar além de manter a vacinação dos demais grupos de acordo com os esquemas preconizados. Acesse aqui a Agenda de Vacinação da semana contra a covid-19 em Santa Maria.
(Com informações da Secretaria Extraordinária de Comunicação da Prefeitura de Santa Maria)