Quem olhar o céu de Santa Maria na noite desta quarta-feira (13) irá se deparar com uma superlua cheia. A Lua Cheia de Julho, conhecida como Lua dos Cervos, tem brilho intenso.
O fenômeno astronômico de rara beleza poderá ser visto até sexta-feira (15), conforme a Agência Espacial Norte-Americana (Nasa).
Nasa divulga novas imagens obtidas por supertelescópio; UFSM integra rede de pesquisadores
Lua gigante
O nome Superlua se refere à intensidade e ao “tamanho” do satélite natural da Terra. É que a lua está a 90% de sua órbita mais próxima da Terra.
A Lua dos Cervos é a Superlua que chegará mais próximo da Terra em 2022, conforme explicação dos sites especializados no tema.
Defesa Civil alerta para chuva forte e ventos de até 80 km/h
Tradições norte-americanas
De acordo com o site The Old Farmer´s Almanac, especializado nesse tipo de fenômeno, os nomes das luas cheias e novas têm origem em tradições dos nativos americanos e foram passados de geração em geração.
Assim, explicam-se nomes como Lua de Neve, Lua do Lobo, Lua Rosa, Lua das Flores e Lua dos Cervos. No caso da Lua dos Cervos, o nome foi dado porque os chifres dos cervos terminam de crescer em julho nos Estados Unidos.
Por fim, essas tradições e crenças populares com os nomes das luas estão no Velho Almanaque do Fazendeiro, uma publicação dos Estados Unidos que reúne receitas, previsão do tempo e fenômenos astronômicos desde o século XVII.
Santiago registrou fenômeno do “entardecer vermelho”
Fenômeno pode ser visto no Brasil
No Brasil, o fenômeno poderá ser observado a olho nu, sem nenhum equipamento especial, entre às 17h42min, perto do pôr do sol, até esta quinta-feira, embora a Nasa diga que a superlua poderá ser vista até sexta-feira.
A Superlua de julho ou Lua dos Cervos é uma inspiração para os apaixonados, para os poetas e para os místicos.