Paralelo 29

Primeira Feicoop sem irmã Lourdes começou nesta sexta

Foto: Maiquel Rosauro, Divulgação

A 28ª Feira Internacional do Cooperativismo (Feicoop) começou na manhã desta sexta-feira (15), no Centro de Referência de Economia Solidária Dom Ivo Lorscheiter, em Santa Maria. O evento, que segue até domingo (17), com uma ampla programação e comercialização de produtos da agricultura familiar, é o primeiro sem a presença da Irmã Lourdes Dill, atualmente morando no Estado do Maranhão.

Por 35 anos, irmã Lourdes coordenou o Projeto Esperança/Cooesperança, porém, com sua transferência, em maio, para o município de Barra do Corda, ela não estará presente. Seu substituto é José Carlos Peranconi, o Zeca.

A Feicoop tem uma programação com oficinas, debates, seminários e exposição e comercialização de produtos da agricultura familiar e de projetos da economia solidária.

28ª Feicoop

Feirantes demonstram otimismo

Maria Regina, de São Leopoldo, representa o Grupo Artesãos da Feitoria e Mundo Mais Limpo/Foto: Maiquel Rosauro, Divulgação

Conforme a assessoria de imprensa da Feicoop, o movimento no local é intenso desde a tarde de quinta-feira (14), com a chegada de feirantes e a montagem dos estandes. Entre os expositores presentes está a artesã Maria Regina Montenegro Corrêa, de São Leopoldo. Ela representa o Grupo Artesãos da Feitoria e Mundo Mais Limpo.

“É o segundo ano seguido que eu venho. Tenho certeza de que este ano será ainda melhor. Aqui é o lugar da gente estar presente”, disse Maria Regina.

No pavilhão das agroindústrias, Fabiane Cervinski, de Paim Filho, e Luciana Bernadeti Dury, de Gaurama, finalizavam o estande da Cooperfamilia, que possui sede em Erechim. Elas trouxeram para Santa Maria torresmo, salame, queijo, bolachas de manteiga e mais uma grande variedade de produtos coloniais.

“Queremos vender tudo. A gente viaja com esse pensamento”, afirma a otimista Luciana. “Além disso, queremos divulgar nossos produtos e o trabalho dos nossos produtores”, disse Fabiane.

Fabiane Cervinski e Luciana Dury participam do estande da Cooperfamíla/Foto: Maiquel Rosauro, Divulgação

Feicoop divulga atividades que ocorrem de sexta-feira a domingo

Comercialização de produtos e eventos paralelos

No primeiro dia de Feicoop, a comercialização de produtos começou às 7h30min, seguindo até as 19h desta sexta-feira Na programação, destaque para o Encontro Nacional dos Fundos Rotativos solidários da Rede Cáritas, a partir das 14h, no Lonão Solidariedade. No mesmo local, às 16h, terá início a abertura oficial da Feicoop.

A entrada na feira é gratuita. Cerca de 500 expositores estarão presentes nesta edição do evento. De acordo com a organização da Feicoop, a expectativa é que 60 mil pessoas visitem os pavilhões localizados no Bairro Nossa Senhora Medianeiro, próximo da Escola Estadual Irmão José Otão.

Voluntários começam mobilização para a Feira do Cooperativismo

FIQUE POR DENTRO

Horários de comercialização da 28ª Feicoop:

  • Sexta-feira (15) – 7h30min às 19h
  • Sábado (16) – 7h30min às 19h
  • Domingo (17) – 7h30min às 18h

Projeto Esperança recebe sugestão de criar cooperativa do consumidor

Feira não vende cigarro, álcool e refrigerante

A feira diferencia-se pela realização de práticas do comércio justo e consumo ético e solidário, trocas solidárias com moeda social e atividades de formação e interação.

Não há consumo de cigarros e bebidas alcoólicas (vinhos e cervejas artesanais vendidos na Feira não devem ser consumidos no local) e a água não é comercializada durante o evento.

“A Economia Solidária entende que a água é um bem universal e um patrimônio da humanidade (são disponibilizados bebedouros com água filtrada nos pavilhões da feira)”, destaca o material de divulgação

Refrigerantes também não são vendidos. Os produtos oferecidos na Feira são de procedência ecológica. A organização do evento trabalha com a teoria e a prática, articulando campo, cidade e as diferentes culturas e etnias.

Prefeitura acerta apoio para a Feira Internacional do Cooperativismo

Apoio de deputados e vereadores

A 28ª Feicoop é promovida pelo Projeto Esperança/Cooesperança, braço da Arquidiocese de Santa Maria; Prefeitura Municipal de Santa Maria; Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e Instituto Federal Farroupilha (IFFar).

Para realizar um evento desse porte, a Feicoop tem auxílio de, aproximadamente, R$ 450 mil em emendas impositivas que chegam por meio da Prefeitura.

A destinação dos recuros partiu dos deputados federais Paulo Pimenta (PT) e Elvino Bohn Gass (PT), e dos vereadores santa-marienses Valdir Oliveira (PT), Maria Rita Py Dutra (PCdoB), Ricardo Blattes (PT), Paulo Ricardo Pedroso (PSB), Getúlio de Vargas (Republicanos) e Tubias Calil (MDB). As emendas dos vereadores somam R$ 102.927,92.

(Com informações da Assessoria de Imprensa da Feicoop)

Compartilhe esta postagem

Facebook
WhatsApp
Telegram
Twitter
LinkedIn