Paralelo 29

Vai começar o jogo eleitoral de fato. Mas, não esqueça, ele tem regras!

Foto: José Cruz, Agência Brasil

ROBSON ZINN – Advogado

Com o fim do período de convenções, as federações, coligações e partidos políticos, têm até dia 15 de agosto para efetivar o registro dos candidatos e candidatas junto ao Tribunal Superior Eleitoral. Neste momento, o alerta às regras eleitorais se faz necessário. É fato que muitos eleitores querem fazer dos meios virtuais “terra sem lei”. Aos desavisados, um importante aviso: há legislação moderna e atualizada.

A chamada serve àqueles que fazem uso indevido da internet, incentivando, através de postagens, a violência, o ódio,a discriminação,além das conhecidas Fake News, histórias enganosas, espalhadas de forma maliciosa por fontes que se fingem legítimas. Atualmente, também está presente no ambiente político a DeepFake, técnica que permite, por meio de inteligência artificial,alterar o rosto de uma pessoa em fotos ou vídeos.

Convenções Partidárias: é hora da decisão interna dos partidos

ATENÇÃO! Redobre o cuidado, pois o simples compartilhamento, inclusive envio por WhatsApp, de informações inverídicas coloca qualquer um na qualidade de réu. Alei é para todos.

Por isso, as “paixões” exageradas, praticamente cegas, devem ter expressões ponderadas. Nos próximos 90 dias, a responsabilidade no ambiente digital é ampliada. Estaremos todos em observação.

Era medieval

As consequências negativas da conjugação entre Fake News e plataformas digitais são incalculáveis a qualquer Estado Democrático. Pudemos acompanhar de perto o discurso de ódio e desinformações nas últimas eleições dos Estados Unidos, através da postura de Trump.

Mesmo após sua efetiva derrota, Trump se recusou a ceder, fez alegações infundadas de fraude e buscou a intervenção de tribunais e aliados políticos, na esperança de reverter sua derrota para Joe Biden. Mas, e o que isto tem a ver com o processo eleitoral brasileiro? Absolutamente TUDO. O tempo logo comprovará.

Compartilhe esta postagem

Facebook
WhatsApp
Telegram
Twitter
LinkedIn