ROBSON ZINN – Advogado
O primeiro contato oficial dos cidadãos com os candidatos iniciou na última terça-feira (16). No momento, é permitido que sejam realizados comícios, caminhadas, distribuição de propagandas de mídia impressa e internet, isso, até 1 de outubro. Já a tv e o rádio, passam a transmitir propaganda eleitoral de 26 de agosto a 29 de setembro.
É uma informação muito difundida, mas, vale lembrar: no dia do pleito, nenhum ato de propaganda poderá ser realizado. Quem o fizer, cai na boca de urna.
Como especialista em Direito Eleitoral, reitero a importância deste período para o futuro do nosso país. Tenhamos auto-responsabilidade ao assistir a propaganda eleitoral.
Nada como um bom debate eleitoral televisivo para construir ideias
A participação da sociedade move o país. Vimos isso na derrubada de Dilma Rousseff, Temer, entre tantos outros atos que pararam o Brasil, como a greve dos caminhoneiros. Já passamos por muita coisa, isso é ponto pacifico.
Toda essa força social que vimos, se usada no momento certo, evitará futuras desordens políticas e sociais. Lhes digo: agora é o momento certo!
Até as eleições, em 2 de outubro de 2022, temos a oportunidade de construir ideias próprias, discuti-las, avaliá-las e validá-las, por meio da propaganda eleitoral e demais debates.
Vai começar o jogo eleitoral de fato. Mas, não esqueça, ele tem regras!
Na prática, você encontrará candidatos não somente nos meios de comunicação de massa, mas nas ruas, também. Por que não abordá-lo? Pergunte, questione. Tome a decisão de participar desse pleito.
Com opinião formada, em sua mente, você terá a meta. Use o voto como a flecha e a informação como o arco que lhe dá propulsão para chegar ao objetivo: uma boa democracia em nosso país.