Paralelo 29

A enfermeira que deu o Oscar para Jack Nicholson

A enfermeira Ratched original e a da série da Netflix/Foto: Divulgação

CUCA VICEDO – Publicitária e comentarista de Cinema

Filmes que abordam a sanidade mental têm nas interpretações uma grande fonte de reconhecimento profissional. Em 1975, UM ESTRANHO NO NINHO (um verdadeiro clássico do cinema) foi um filme denúncia sobre os maus-tratos de pessoas que ficavam à mercê de outras, sem condições de cuidarem de pessoas sensíveis e com problemas nervosos.

Para quem teve a oportunidade de conferir, não só Jack Nicholson brilha na película, o papel principal é ele em pessoa, o que deu seu merecido Oscar de Melhor ator do ano, assim como os principais de Filme, Direção, Roteiro e Atriz.

E, aqui, se vê um grande duelo de interpretações: Louise Fletcher interpreta a enfermeira chefe de uma instituição e seu comportamento é pior do que doentia. É sádica, cínica, inescrupulosa, abusiva e tudo com classe. De forma calma e singela, ela rouba a cena.

A Casa do Dragão

Roubou também na cerimônia do Oscar, quando pela primeira vez, agradeceu em linguagem de sinais para os pais surdos que assistiam sua vitória. Muito antes do politicamente correto e de forma sincera.

A enfermeira Mildred RATCHED ficou um marco para pessoas que tinham esse tipo de reação ao reais problemas de pacientes carentes de atenção psicológica. Com certeza, todo time de atores faz uma grande performance e todos se destacaram em diferentes filmes com suas personalidades excêntricas.

A Netflix, aproveitando esse tema sombrio, criou uma série baseada nesta personagem, mostrando a origem de seus próprios problemas emocionais, e por trás de sua imagem calma, na verdade, a personalidade é muito perturbada.

A série foi produzida pelo mesmo produtor do filme Um Estranho no Ninho, o ator Michael Douglas, e caiu nas mãos do produtor de televisão de maior sucesso no momento, Ryan Murphy. No elenco, a premiada atriz Sarah Paulson e os igualmente talentosos Judy Davis, Amanda Plummer e Sharon Stone. A série é muito bem estruturada e deixa margem para aguardar a segunda temporada, que já está em produção.

Qual foi o último grande sonho de sua vida?

Pessoas alucinadas dirigindo a clínica psiquiátrica em um tempo em que experiências com pacientes eram comuns, sim com certeza vão chamar sua atenção, assim como filmes como Do Inferno (2001) com Johnny Deep, que abordaram semelhante aspecto quando prova que Jack, O Estripador era na verdade um conceituado cirurgião do coroa britânica.

Ou Garota Interrompida(2000),  em que mulheres, em plena época da revolução sexual, ainda eram presas pelas famílias que desejavam seu conformismo social. Aqui, o destaque vai para a melhor interpretação de Angelina Jolie.

Aspectos psicológicos e a sanidade mental, e como é importante a presença e atualização de profissionais da saúde são abordados em vários filmes. Também destaque para Tempo de Despertar (1990) com Robin Williams e Robert De Niro em que o tema de soluções para a recuperação dependem de aprovação financeira, governamental e de médicos.

  Fica o mérito de Um Estranho no Ninho e a dica da semana para a série da Netflix RATCHED.

Compartilhe esta postagem

Facebook
WhatsApp
Telegram
Twitter
LinkedIn